Casa dos Pobres precisa de ajuda

terça-feira, 29 de outubro de 2013
por Jornal A Voz da Serra

A Casa dos Pobres São Vicente de Paulo está precisando de doações. Com 80 anos de existência na cidade, o lar abriga 145 idosos e pessoas com os mais variados tipos de deficiência. No local, toda assistência é dada aos pacientes com o objetivo de proporcionar uma vida normal e com o conforto necessário. Os abrigados têm uma rotina de atividades que vão desde uma alimentação balanceada até atendimentos médicos e hidroginástica.

De acordo com a responsável pela casa, Irmã Adriana Aparecida Santos, mesmo com a ajuda do poder público e com o benefício da aposentadoria dos internos, as despesas do lar são grandes e variadas. "Temos 118 funcionários para manter a casa. É um custo muito alto e devido aos tipos de problemas tanto dos idosos quanto dos deficientes, que são pessoas muito dependentes, nós precisamos de muitos funcionários. Com o valor que entra, às vezes não conseguimos cobrir as despesas. Temos também os eventos, as doações e as ajudas que as pessoas fazem. Desde um quilo de açúcar que está doando já está ajudando a manter a casa”, frisa.

Segundo a irmã Adriana, a casa precisa atualmente de leite, açúcar, gelatina, aveia, arroz, feijão, amido de milho, Mucilon, Neston e Cremogema. As necessidades sofrem variação de um mês para o outro ou, em alguns casos, se mantêm. Os produtos de higiene e limpeza também são fundamentais.

Além das doações, a Casa dos Pobres mantém um bazar permanente na Rua Sete de Setembro, na antiga loja Nibra. Durante o ano são realizados vários eventos junto com a comunidade. Em julho de 2013 a Casa dos Pobres recebeu uma atenção especial. Centenas de jovens estrangeiros que participaram da Semana Missionária em Nova Friburgo prestaram serviços voluntários. Para a irmã Adriana, a presença da juventude motivou os pacientes.

"Foi uma experiência muito boa, tanto para nós quanto para os que passaram pela casa. Foi muito bom, pois eles viram o outro lado da vida. Creio que quando nos deparamos com este outro lado vemos o quanto podemos fazer alguma coisa. Para os nossos internos foi uma alegria muito grande, trouxe vida para eles. Nos 15 dias que eles ficaram aqui, às 8h os idosos já estavam do lado de fora esperando os jovens para passar o dia com eles. Essa alegria que o jovem passa para o idoso lembra a vida deles”.

Irmã Adriana também destacou a importância do trabalho desenvolvido. "A principal missão é acolher essas pessoas dando os cuidados e uma qualidade de vida diante das inúmeras dificuldades que eles passam. É um trabalho gratificante, principalmente pelos tipos de pessoas que atendemos. São pessoas muito fragilizadas e abandonadas pela sociedade, e que ao mesmo tempo conseguimos dar um pouco de conforto, carinho e amor.”

Qualquer pessoa pode contribuir com a Casa dos Pobres através de doações em três contas bancárias: Banco do Brasil - agência 03352, conta número 4516-0; Bradesco - agência 0540-1, conta número 15127-0; e Itaú - agência 0222, conta número 22263-0. Outra forma de colaboração é através de um carnê que pode ser pago nas agências bancárias e lotéricas. Os benfeitores também podem incluir qualquer valor nas contas de água e energia elétrica que serão repassados automaticamente para a Casa dos Pobres. Para ajudar e conhecer a instituição basta ligar para o número 2522-1338 ou ir até a sede (Rua General Osório 377, Centro).


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade