Neste sábado tem festa austríaca na Praça das Colônias

segunda-feira, 28 de outubro de 2013
por Jornal A Voz da Serra

O Dia da Áustria, comemorado no dia 26 de outubro, teve essa data escolhida por ter sido o dia em foi assinado o seu Tratado de Neutralidade, em 1955. Em Nova Friburgo, a data será comemorada com solenidade comemorativa no sábado, às 10h, na panóplia da Praça das Colônias, no Suspiro. Além do hasteamento das bandeiras brasileira e austríaca, haverá execução dos hinos nacionais dos dois países e apresentação do violonista Isaac Rodrigues. Estarão presentes, autoridades municipais, representantes das colônias, entre outros convidados.

Considerada o "grande salão de baile” da Europa, a Áustria promove uma tradicionalíssima programação cultural, rica e variada, com mais de 100 festivais internacionalmente reconhecidos. Da mesma forma, oferece uma culinária tão celebrada mundialmente quanto a francesa, além de reconhecida hospitalidade com que recebem os turistas. 

Na história de Nova Friburgo, o país teve um papel importante, na figura da princesa austríaca Leopoldina, esposa de D. Pedro I e que, aqui, se tornou imperatriz. Com ela, vieram os primeiros colonos austríacos para as terras do Morro Queimado. A partir de 1925, novos conterrâneos da imperatriz do Brasil se estabeleceram aqui para trabalhar como técnicos nas fábricas Filó, Rendas Arp e Ypu.

A partir de então, famílias austríacas contribuíram para a construção e crescimento da cidade. Podemos destacar a fundação da primeira indústria de moda íntima e de alguns estabelecimentos comerciais e do ramo hoteleiro, da empresa de ônibus do município, além do inesquecível pintor Prelog e Imelda von Veigl, que enriquecem o acervo de artistas plásticos da cidade. 

A Casa da Áustria de Nova Friburgo funciona na Praça das Colônias, no Suspiro. Sua principal função é divulgar a cultura austríaca e sua influência na formação étnica, econômica, social e cultural de Nova Friburgo. Embora se encontre momentaneamente com suas atividades reduzidas pelas limitações do espaço, a casa oferece cursos de língua alemã, teoria musical, piano, canto lírico e acordeom. O espaço é aberto ao público e disponibiliza uma biblioteca doada pelo consulado daquele país, com livros escritos em português e alemão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade