"Comemoramos o nosso dia com um sentimento de satisfação e alegria do dever cumprido”, declara o presidente da Associação Médica de Nova Friburgo, Carlos Pecci. "No exercício da profissão constatamos cotidianamente a extraordinária evolução da medicina e, ao mesmo tempo, somos obrigados a encarar uma série de dificuldades para exercê-la com dignidade e respeito ao próximo”, continua.
Todos nós sabemos. A medicina é uma profissão diferenciada das demais e, por isso mesmo, merece todo o nosso reconhecimento. Além de muito estudo e dedicação, exige dos que a praticam certas qualidades raras, como a compaixão, a paciência e a capacidade de se colocar no lugar de quem necessita de seu auxílio. Além de diagnosticar doenças e apontar possíveis soluções para as mesmas, os bons médicos exercem a medicina como uma espécie de apostolado, fazem questão de esclarecer todas as dúvidas de seus pacientes e sempre tentam tranquilizá-los nos momentos mais críticos.
E não é só. A profissão escolhida por eles implica em sérios riscos, pois a vida dos pacientes fica em suas mãos. "Nós, médicos, enfrentamos desafios permanentes, até porque, a medicina está em evolução permanente e para acompanhar todo este desenvolvimento precisamos estar sempre nos atualizando”, finalizou.
Nesta data A VOZ DA SERRA homenageia a todos os médicos que, mesmo sob sacrifício pessoal, exercem a medicina com humanidade e respeito ao próximo, como preconiza o juramento assumido em sua formatura.
Deixe o seu comentário