O Instituto Bélgica–Nova Friburgo (Ibelga), na Baixada de Salinas, está movimentado desde ontem, 17, quando foi iniciada a segunda turma do Programa Novos Rurais. A iniciativa, promovida pelo Instituto Souza Cruz, busca fortalecer a agricultura familiar sustentável fomentando estratégias de diversificação produtiva e comercial entre rapazes e moças do campo. Nesta sexta, 18, estão programadas visitas às propriedades dos jovens participantes (manhã) e evento no Ibelga inspirado na V Jornada Nacional do Jovem Rural (tarde).
O Programa está sendo implantado no Colégio Estadual Agrícola Rei Alberto I e oferece novas habilidades e competências aos jovens, transformando-os em agentes capazes de agregar valor aos produtos e serviços da agricultura familiar. Para isso, conta com a parceria do programa Rio Rural, da secretaria de estado de Agricultura e Pecuária, e do Ibelga.
Um dos participantes do Programa é Maycon Eduardo Miller, 19 anos, que é agricultor e também trabalha com agroturismo, conduzindo turistas pelas trilhas ecológicas do Parque Estadual dos Três Picos. "Minha expectativa é de adquirir novos conhecimentos teóricos e práticos para, a partir disso, montar um projeto para conduzir turistas em caminhadas pela região e, com isso, aumentar a renda com esta atividade em conjunto com a agricultura. O projeto viabilizará um sonho e proporcionar aos caminhantes mais segurança com a aquisição de materiais para trilhas”, afirma ele, que concluiu o curso técnico de Administração no Ibelga.
Para o assessor de Projetos Sociais do Instituto Souza Cruz, Marcos Gaspar, a iniciativa promete cumprir com a proposta de manter os jovens no campo. "A partir da exitosa experiência que tivemos ano passado, o programa Novos Rurais está na segunda edição. A expectativa é a disseminação do conhecimento e práticas voltadas para a diversificação da agricultura familiar com a implantação de unidades de referência, que terão o apoio técnico e financeiro na elaboração e implementação dos projetos em suas propriedades", explica ele.
Vale destacar que, além de Nova Friburgo, o programa será expandido para mais de 500 jovens, divididos por seis estados e 34 municípios.
Como funciona o programa
FASE 1 - Formação
Os selecionados participam de três módulos de formação, com conteúdos práticos voltados para produção, comercialização, empreendedorismo e elaboração de projetos.
FASE 2 – Implantação de projetos
Com recursos financeiros e um netbook disponibilizados pelo programa, os jovens elaboram os projetos para desenvolver novos negócios, que incrementam a renda familiar e têm caráter pedagógico para as comunidades onde estão inseridos.
Deixe o seu comentário