Professores e alunos da rede municipal de ensino visitarão a Fundição Progresso, no Rio de Janeiro, para conhecer o Núcleo de Educação e Cultura, que já formou 500 estudantes da rede pública e que agora volta seus olhos para os educadores. Em sua primeira edição, o programa "Encontros: Cultura, Arte e Educação Integral” levará 460 profissionais e alunos de Nova Friburgo para uma imersão artística dentro do centro cultural. A ideia é que as diferentes experiências culturais possam enriquecer e dinamizar o processo educativo, contribuindo para a multiplicação desse novo olhar em suas comunidades escolares. Em uma parceria da Secretaria Municipal de Educação de Nova Friburgo e Fundição Progresso, com apoio do Sesi através do transporte, os encontros acontecerão nos dias 22, 23 e 24 de outubro e 8 de novembro.
"A escola aplica um ensino preestabelecido sem voltar os olhos para as aptidões individuais. Por isso, a importância de uma complementação cultural ao ensino: enquanto a escola foca na mente, na Fundição, trabalham-se os sentidos”, define Perfeito Fortuna, idealizador do projeto e presidente da Fundição Progresso. Marcio Soledade Santos, diretor do colégio estadual Souza Aguiar e um dos palestrantes, atesta a eficiência da iniciativa: "Os projetos culturais com a escola normalmente se reduzem a um cartaz colado na parede e telefone para inscrições. A proposta do Núcleo de Educação e Cultura foi trazer toda a vivência cultural para dentro da escola”, conta.
Os professores e alunos serão imergidos em atividades circenses, de filosofia, dança e percussão, além de um espetáculo interativo. O objetivo é promover um ambiente de reflexão com uma metodologia capaz de valorizar os múltiplos saberes dos envolvidos. "Desenvolvemos um método capaz de dividir entre todos os participantes o poder sobre o trabalho, valorizando a escuta e o diálogo. Transformar a criação artística num espaço de encontro, de conversa. Através desta comunicação, que gostamos de chamar de arte de escuta, é possível para a cultura adquirir a dimensão cidadã. É através do encontro com o outro que passo a pertencer e não a estranhar”, explica o professor de filosofia Emerson Facão.
Essa proposta artística, além de valorizar as atividades lúdicas no contra turno escolar, permite a compreensão do outro não como um adversário, mas proporciona a convivência de indivíduos fundamentada no respeito e na diversidade.
Nova Friburgo vem sendo destaque no estado em relação à educação integral. "A Educação Integral na nossa rede municipal de ensino tem encontrado bastante espaço e conquistado ações importantes. O foco na Educação Integral, em Tempo Integral e Integrada aumentou. Para nós, esta imersão será fundamental para ampliar e aprofundar nosso olhar. A partir desta vivência, tenho certeza de que desafios serão superados e novas ações alcançadas”, diz Flavia Raposo, gestora de Educação Integral pela Secretaria Municipal de Educação de Nova Friburgo.
Deixe o seu comentário