Defensoria e Bombeiros firmam convênio para atendimento jurídico

segunda-feira, 07 de outubro de 2013
por Jornal A Voz da Serra

O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro assinou na quinta-feira, 3, termo de cooperação com a Defensoria Pública do Estado, por meio do qual a instituição oferecerá seus serviços de consultoria e defesa jurídica aos militares. Pelo convênio, um defensor público ficará à disposição dos bombeiros em uma instalação da corporação para qualquer tipo de ação nas áreas Cível, de Fazenda, Família, Infância e Juventude e Consumidor.

A parceria começará a funcionar esta semana nas dependências da Diretoria de Assistência Social da corporação, no Méier, às terças e quintas-feiras, das 8h às 17h. Segundo o coronel Sérgio Simões, comandante-geral do Corpo de Bombeiros e secretário de Defesa Civil, o local escolhido se deve a uma cultura da corporação de que os bombeiros se reportem à Diretoria de Assistência Social. 

"Naturalmente eles já vão lá para tratar de outros problemas. Agora vão poder aproveitar a oportunidade e resolver suas questões jurídicas. O documento que assinamos foi o coroamento de um entendimento que temos tido há pelo menos dois anos com a Defensoria Pública. Temos uma grande demanda pelo serviço deles”, disse Simões. 

A Defensoria Pública já conta com um bombeiro prestando serviços de odontologia para seus servidores. Segundo o defensor público geral, Nilson Bruno Filho, havia a necessidade de que a instituição atendesse aos bombeiros em uma instalação da corporação, para que eles não perdessem tempo em filas e acabassem desistindo do serviço. 

"Desde questões de divórcio e compra de imóvel até Defesa do Consumidor, prestaremos assistência integral e gratuita aos bombeiros. No serviço público moderno não há mais lugar para as entidades trabalharem de forma separada. Quando a gente soma forças produz muito mais e quem ganha é a população. Quando as instituições públicas emprestam servidores uma para a outra, elas ganham”, afirmou Bruno. 

PM CONTEMPLADA - Também começou a vigorar a parceria entre a Polícia Militar e a Defensoria, com o objetivo de oferecer assistência jurídica gratuita aos policiais fluminenses. O polo de apoio jurídico fica sediado na Diretoria de Assistência Social da corporação, no 4º BPM, em São Cristóvão, onde um defensor ficará à disposição dos PMs.

Também será disponibilizado um número de telefone, através do qual os agentes de segurança poderão agendar seu atendimento. A previsão é de que o serviço entre em funcionamento a partir da primeira semana de outubro.

"Este convênio já existiu no passado, mas decidimos reativá-lo porque percebemos a necessidade de oferecer assistência jurídica aos policiais, nas mais diversas áreas. O policial que precisar de orientação para comprar um imóvel, por exemplo, ou que tiver com problemas em relação à Defesa do Consumidor, poderá recorrer ao auxílio do defensor. Será um serviço de grande valia porque há uma demanda grande das tropas”, explicou o comandante geral da Polícia Militar, coronel José Luís Castro Menezes.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade