O último dia 6 de outubro foi marcado pela boa ação e pela arte em Nova Friburgo. Em uma das ações do Pró-Vita — programa integrado para redução de violência no trânsito do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança de Nova Friburgo) —, faixas de pedestres no Centro foram grafitadas por dois artistas da cidade, Diego Moneratt e Maicon Ferreira, como forma de conscientizar sobre a importância de se respeitar as leis de trânsito — como atravessar a rua na faixa de pedestres.
A ação foi realizada na faixa de pedestre em frente à Prefeitura e na rua lateral ao Cadima Shopping. Foram pintadas as extremidades das faixas e aplicada em estêncil uma frase chamativa na calçada antes da travessia. Esse trabalho ainda será feito em mais dois pontos da cidade no próximo fim de semana, quando o fluxo de carros é menor do que o normal, para evitar maiores transtornos.
Também estiveram presentes durante a realização a Autarquia Municipal de Trânsito (Autran), dando suporte ao trânsito, garantido a segurança e execução da intervenção artística, integrantes do G-Sat (Grupo de Salvamento e Atendimento Tático) — que simularam o resgate de um atropelamento fora da faixa, muito comum em acidentes de trânsito e que precisa ser realizado rapidamente —, voluntários da Layout Agência de Publicidade, que coordenaram toda a ação, participantes do aeromodelismo na cidade, que filmaram a grafitagem das faixas do alto com seus drones, despertando bastante o interesse de quem passava pelo local, o Cadima Shopping, que doou o material utilizado pelos grafiteiros, e integrantes Conseg, que acompanharam toda a ação.
Interessante dizer que o descarte das latas utilizadas para a pintura será feita de forma correta, pois o material é considerado tóxico. O Cadima Shopping se disponibilizou para fazer isso, já que diariamente faz a separação adequada do lixo que produz.
Para o presidente do Conseg, Zury Maurer, esta é apenas uma pequena demonstração que começa a levantar questionamentos sobre nossas atitudes no trânsito de nossa cidade.
"É preciso mais do que isso para chamar a atenção das pessoas, mas com certeza já começa a fazer diferença nas ruas. Nossa intenção é levar essa ideia artística para mais pontos da cidade para que mais pessoas se conscientizem do perigo de atravessar fora da faixa”, destaca Zury.
Deixe o seu comentário