Nova Friburgo é considerada a maior produtora de morangos do estado do Rio de Janeiro. Por isso não poderia ser diferente a realização, nos dias 4 e 5, do 1º Festival do Morango — uma parceria da Secretaria Estadual de Agricultura, através da Emater-Rio, Prefeitura de Nova Friburgo, Sebrae/RJ, Nova Friburgo Região Convention & Visitors Bureau e entidades estaduais do agronegócio familiar. Como parte das festividades, entre os dias 4 e 27 deste mês também será realizado o Festival de Sobremesas em vários restaurantes da cidade.
O Festival do Morango será realizado no Friburgo Shopping, das 10h às 21h, com exposição dos derivados e o sistema de produção da fruta. O público poderá conferir de perto as delícias feitas com morango pela agroindústria familiar friburguense, como compotas, geleias, conservas, doces, sucos e outras iguarias. Ambos os eventos têm como objetivo incentivar a produção e o consumo do morango na região.
Ao todo, 33 restaurantes do Centro, Mury, Cônego, São Pedro da Serra e Lumiar participam do festival, preparando sobremesas com a fruta, estrela da festa. Paralelamente ao evento, na Coopfeira, no bairro Vila Amélia será realizado o projeto Mãos na Massa, oferecendo oficinas gratuitas de culinária com sugestões baratas, saborosas e fáceis de cozinhar, todos os sábados, a partir das 10h, com limite de 20 participantes.
Cultivados com amor
Em abril, após o lançamento do slogan "Cultivados com amor” e da inclusão do morango entre as atividades incentivadas pelo Programa Frutificar, da Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária, a Associação dos Produtores de Morango de Nova Friburgo (Amorango) conquistou o registro de marca coletiva concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). A conquista possibilitou o fortalecimento da produção, agregação de valor e informação ao consumidor final sobre a procedência e a qualidade dos produtos.
Em 2012 os associados da Amorango produziram cerca de 165 mil caixas da fruta provenientes de 353 mil pés plantados na região.
Morango nas escolas
Através de uma parceria entre as secretarias municipais de Agricultura e Desenvolvimento Rural, de Educação e a Emater-Rio, a rede municipal de ensino inseriu o morango na merenda de 133 unidades educacionais (entre escolas e creches), estimulando os alunos a consumirem alimentos saudáveis e ao mesmo tempo incentivando a agricultura familiar do município.
Deixe o seu comentário