Em sua primeira apresentação pública após a vitória no 5° polo do projeto Banda Larga, no último dia 14, em Santa Maria Madalena, que lhe valeu a classificação para a final da Maratona do Estado do Rio, em dezembro próximo, a banda sinfônica da SMB Euterpe Friburguense realiza, em conjunto com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, mais uma edição do programa cultural Banda na Praça. A apresentação será neste sábado, 28, às 17h30, na praça Dermeval Barbosa Moreira.
Sob regência de seu maestro titular, Nelson José da Silva Neto, a Euterpe estará executando parte das composições apresentadas no Banda Larga. O dobrado "Carlos Rotay”, de autoria de Joaquim Naegle e que homenageia o maestro da Euterpe na década de 1950, e a composição "Euterpe Tribute”, de autoria do maestro Bruno Rodrigues, em homenagem ao sesquicentenário da SMBEF, foram duas das peças executadas no concurso, ao lado da valsa "Ledinha”, de Altamiro Carrilho, que foi a peça de confronto, comum a todas as bandas disputantes.
O Banda na Praça, criado pela Lei municipal N° 3.703, conta com concertos da banda Euterpe todo quarto sábado do mês, e contempla como contrapartida um programa de bolsas de estudos em sua Escola de Música Maestro Samuel Antonio dos Santos, inteiramente grátis. Atualmente, a escola de música da banda Euterpe possui cem jovens de diferentes faixas etárias no aprendizado musical, em sua maioria estudantes das redes públicas municipal e estadual.
Fechando o ano
Além do compromisso deste sábado, 28, a Euterpe está a pleno vapor para os próximos programas já agendados deste final de seu Ano Sesquicentenário. No próximo dia 27 de outubro, por exemplo, já ficou acertado em recente reunião com o presidente do Country Clube, Antonio Baptista Filho, e o vice-presidente de Cultura do NFCC, Roosevelt Concy, a realização, na ilha do clube, do Concerto da Primavera, com apresentações conjuntas das bandas sinfônicas Euterpe e do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro. Antes disso, a Saure Gourke, bandinha típica germânica criada pela Euterpe, tocará na recepção ao público da Festa do Colonizador do NFCC, no dia 19 de outubro.
Já no dia 20 de outubro, em sua sede, a Euterpe realiza ainda mais uma audição dos alunos de sua escola de música. O recital mostra o resultado do trabalho realizado no segundo semestre com os estudantes.
No dia 23 de novembro, a SMBEF trará mais uma vez a Nova Friburgo, a renomada orquestra Tupy, para um baile, também no Country Clube, prometendo repetir o sucesso do evento realizado em início de abril último.
E no dia 21 de dezembro, o Concerto na Catedral será o grande acontecimento de encerramento do ano em que a banda completa 150 anos de fundação. Com repertório especial de músicas sacras, essa apresentação terá como propósito celebrar o Natal e terá como palco a igreja Matriz de São João Batista.
REPERTÓRIO
O Banda na Praça deste sábado, 28, terá em seu repertório os seguintes números:
"Hino do Centenário de Nova Friburgo”, de Franklin Coutinho e Sérvio Lago;
"Dobrado Carlos Rotay”, de Joaquim Naegle;
"Chuva de Prata”, de Ed Wilson e Ronaldo Bastos;
"Ave Maria no Morro”, de Herivelto Martins;
"Estão Voltando as Flores”, de Paulo Soledade/ "Carinhoso”, de Pixinguinha e João de Barro);
"Caravan”, de Duke Ellington;
"Se Todos Fossem Iguais a Você”, de Tom Jobim;
"150 anos de Euterpe Friburguense”, de Tiago Vidal, músico da Euterpe;
"Xote das Meninas”, de Luiz Gonzaga;
"Samba do Avião”, de Tom Jobim;
"Euterpe Tribute”, de Bruno Rodrigues (também homenageando o 150°)
Deixe o seu comentário