Nova Friburgo está sediando, desde o dia 16, dois eventos promovidos pela Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência, da Alerj, no interior do Rio de Janeiro, para discutir políticas públicas para pessoas com deficiência. A comissão é presidida pelo deputado estadual Márcio Pacheco, que pretende reunir no município outras 14 cidades da Região Serrana.
O primeiro evento — uma audiência pública com o tema "Diagnóstico do Sistema de Garantias da Pessoa com Deficiência da Região Serrana” — foi realizado na segunda, na Câmara Municipal de Nova Friburgo, com o objetivo de mapear as dificuldades e apontar possíveis melhorias e soluções para o atendimento às pessoas com deficiência na região.
"Temos hoje no Estado do Rio boa parte da população com algum tipo de deficiência. São quase dois milhões de pessoas, ou 15% da população. Este projeto da comissão quer ajudar os municípios a implantar políticas públicas efetivas garantindo que estas pessoas tenham o simples direito de ir e vir, o direito à educação, dentre outros”, disse Márcio Pacheco.
Nesta terça, 17, e amanhã, 18, está programado um curso para capacitar núcleos, conselhos municipais de direito e grupos de trabalho para atuarem na defesa da pessoa com deficiência: Capacitação no Sistema de Garantias dos Direitos das PCD, das 9h às 17h, na Associação Pestalozzi de Nova Friburgo, Rua Souza Cardoso 403, Lagoinha.
Atualmente, dos 92 municípios do Rio de Janeiro, apenas 32 contam com trabalho dedicado a este público. Haverá atividades em grupo, painéis de discussão e plenárias para integrar os municípios e favorecer a troca de experiências. Esta é a quarta edição do curso, que já capacitou mais de 500 pessoas em diversas regiões do estado.
No total, 15 municípios estão sendo alcançados pelos eventos. Além de Nova Friburgo, que sedia o encontro, a audiência pública e a capacitação abrangem Bom Jardim, Cordeiro, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Duas Barras, Macuco, São José do Vale do Rio Preto, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Trajano de Moraes, Petrópolis e Teresópolis.
Sobre a Comissão
A Comissão de Direito da Pessoa com Deficiência, da Alerj, atua na perspectiva de fazer valer todas as leis, direitos e deveres das pessoas com deficiência, orientando, encaminhando e fiscalizando todas as demandas relativas ao segmento. A Comissão conta, também, com um ônibus itinerante, que presta esclarecimentos à população, e pode estar em qualquer município ou bairro do Rio de Janeiro e ser solicitado por órgãos, entidades e organizadores de eventos, através do e-mail: comissaopcd.alerj@gmail.com ou pelos telefones (21) 2588-1140 / (21) 2588-1139. Para denúncias ou reclamação, entrar em contato com o Alô Alerj da Comissão da Pessoa com Deficiência, pelo telefone 0800-285-5005.
Deixe o seu comentário