Incentivos para produção leiteira marcam nova era na Cooperativa Agropecuária de Duas Barras

quinta-feira, 05 de setembro de 2013
por Jornal A Voz da Serra

O secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, visitou no dia 24 de agosto as novas instalações da Cooperativa Agropecuária de Duas Barras, remodeladas com recursos de ICMS liberados pelo governo do estado. Com este incentivo foram adquiridos equipamentos que permitiram desenvolver novos produtos. "A cooperativa está recebendo investimento de R$ 3,2 milhões, divididos em parcelas. Compramos um veículo para o apoio na realização de inseminação artificial em tempo fixo (IATF), um caminhão para transporte de leite e modernizamos a agroindústria”, informou o presidente da cooperativa, Luiz Gonzaga Pagnuzzi Araújo.

Segundo ele, foi desenvolvida uma nova identidade visual para as embalagens dos produtos fabricados com a marca Duas Barras, entre eles, queijo minas padrão, doce de leite e ricota. Estes itens, somados aos que já eram produzidos como bebidas lácteas, manteiga e muçarela, estão melhorando a lucratividade do negócio.

A cooperativa de Duas Barras capta junto aos produtores da região 16 mil litros de leite diariamente. Desse total, nove mil são utilizados na fabricação dos derivados do leite e cinco mil comercializados a granel. Na avaliação do secretário, a diretoria da cooperativa está sabendo aproveitar a janela de oportunidades oferecida pelas políticas públicas implantadas pelo governo estadual. "Ao investir na modernização e qualidade dos produtos a cooperativa cria nova demanda e agrega valor a sua atividade. O Rio de Janeiro é o único estado brasileiro que isentou totalmente de impostos a produção leiteira e os seus derivados. Investimos cerca de R$ 40 milhões na modernização das associações e cooperativas de produtores através da liberação dos créditos retidos do ICMS e implantamos várias ações que estão fazendo com que o leite no estado tenha, pelo quarto trimestre consecutivo, o melhor preço ao produtor”, frisou Christino Áureo.

Para o produtor rural Mateus Abreu Gomes, as ações do governo estão trazendo bons resultados para quem vive da atividade. "Melhores preços para o leite, estradas boas facilitando o escoamento da produção e a recuperação da cooperativa. É o que precisávamos para estimular quem produz a permanecer no campo. Com mais lucratividade poderemos também aumentar os salários dos trabalhadores rurais”, afirmou.

Na ocasião, Christino Áureo entregou a Luiz Gonzaga o Documento de Aptidão do Pronaf (DAP) jurídico, que habilita a cooperativa e seus associados a receberem financiamentos do Programa Nacional de Agricultura Familiar. O documento, disponibilizado para associações e cooperativas que possuem ao menos 60% de agricultores familiares entre seus associados, permite o fornecimento dos produtos para a merenda escolar.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade