Cobea oferece castração gratuita de cães e gatos

O cartaz da coordenadoria enfatiza a importância de denunciar os casos de agressão animal
sexta-feira, 16 de agosto de 2013
por Jornal A Voz da Serra

Reativada em junho deste ano, a Coordenadoria de Bem-Estar Animal colocou em prática uma reivindicação antiga das entidades e pessoas que atuam em prol dos bichos em Nova Friburgo. No início deste mês o órgão passou a viabilizar o serviço de castração gratuita para proprietários de cães e gatos de baixa renda. "Até o começo desta semana foram feitas 25 castrações em clínicas credenciadas. É uma obrigação do município oferecer este serviço à população carente”, afirma o coordenador da Cobea, o veterinário Luiz Fernando Caetano. 

Segundo ele, a iniciativa também é voltada para os animais de rua e visa reduzir o número de cães e gatos abandonados. Isso porque, segundo os ativistas, as gerações de uma cadela que tem duas ninhadas por ano resultam em cerca de 63 mil descendentes diretos em sete anos.

Vale destacar que o serviço está disponível apenas para cães e gatos sem raça definida e vem atraindo um grande número de interessados. "Em menos de um mês, já chegamos a 70 inscrições”, destaca Luiz Fernando. Os interessados devem comparecer munidos de identidade e CPF à sede da Cobea (Avenida Vereador José Martins da Costa 163/sala 111, rodoviária sul, Ponte da Saudade) e preencher um cadastro. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h.

Órgão também atende denúncias de maus-tratos

A coordenadoria também atende denúncias de maus-tratos e agressões a animais, problema comum em diversos pontos do município. Segundo a equipe do órgão, os relatos são averiguados e, caso procedam, são encaminhados para registro na 151ª Delegacia de Polícia. De acordo com dados da coordenadoria, em menos de dois meses foram feitas 28 denúncias de maus-tratos.

Vale destacar que maltratar animais é crime previsto em lei e é tema de constantes campanhas e manifestos promovidos por entidades e ativistas de Nova Friburgo. Apesar disso, os casos ainda ocorrem com frequência, bem como os de abandono de animais, principalmente os que já estão velhos e doentes. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: animais | Castração | COBEA
Publicidade