Nesta quinta-feira, 29, será comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. E para lembrar a importância desta data, a Fundação Municipal de Saúde, através da Gerência de Vigilância em Saúde, informa que a população conta com programa de controle do tabagismo, que tem como foco atender usuários do SUS que queiram abandonar o uso do cigarro. Além disso, visa criar estratégias de promoção da saúde para estimular a adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis, que contribuam para a redução da incidência e da mortalidade por câncer e doenças relacionadas ao tabaco.
O atendimento ao fumante é realizado em grupos coordenados por profissionais de saúde capacitados para executar as ações preconizadas pelo Ministério da Saúde. O tratamento é baseado na abordagem cognitiva-comportamental e na utilização de medicamentos quando necessário.
Criado em 1986, o Dia Nacional de Combate ao Fumo tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. Os números do tabagismo no mundo são alarmantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, a cada dia, 100 mil jovens tornam-se fumantes em todo o planeta. Cerca de cinco milhões de pessoas morrem por hora em virtude de doenças ligadas ao tabagismo.
Deixe o seu comentário