O governo do estado do Rio de Janeiro realiza até o dia 7 de setembro as inscrições da terceira seleção interna para os cargos de diretor e diretor adjunto das escolas da Secretaria Estadual de Educação (Seeduc). Ao todo são 179 vagas para o cargo de diretor e 675 para a função de diretor adjunto. As gratificações variam entre R$ 1.667,78 e R$ 2.876,66, de acordo com a categoria e classificação das escolas, além do vencimento dos profissionais.
Os candidatos — que precisam atender ao critério de já lecionar na rede há no mínimo três anos — passarão por prova objetiva de conhecimentos, análise de currículo, avaliação de perfil e curso de formação, entre os dias 22 de setembro e 13 de dezembro. As três primeiras etapas serão aplicadas pela Fundação Ceperj e a última pela Secretaria de Educação.
De acordo com o superintendente de Desenvolvimento de Pessoas da Seeduc, Antoine Lousão, o processo de seleção dos novos gestores prioriza a avaliação de perfil por competências, em consonância com os eixos estratégicos da Seeduc. As habilidades são capazes de garantir resultados positivos nas práticas de gestão escolar. As competências serão verificadas na última etapa, por meio de dinâmicas de grupo e entrevista individual com banca especializada.
"Os gestores são selecionados com base na competência e no mérito. As etapas são as mesmas, obedecem ao molde de um concurso público, mas se diferenciam pela avaliação das competências. Não basta o candidato ter conhecimentos teóricos, ele precisa ter um perfil de liderança, habilidade de mediação de conflitos e visão sistêmica dos problemas. Os critérios de seleção estão cada vez mais consoantes com o perfil de gestor que queremos para as nossas unidades”, afirmou o superintendente.
Para Lousão, este perfil também é fundamental para garantir melhorias nas condições de trabalho dos docentes, além de impactar no aprendizado e rendimento dos estudantes. "O diretor, que protagoniza as ações do ambiente escolar, tem a tarefa de criar um campo propício a estes avanços, por meio de uma boa gestão. Temos aperfeiçoado a ementa programática, propondo referências no tema da gestão escolar, gestão geral e administração pública”.
Os candidatos aprovados passarão por um curso de formação de cinco dias, que contemplará conhecimento sobre os processos de trabalho da secretaria e metodologia de gestão integrada das escolas.
Deixe o seu comentário