O descarte correto do lixo doméstico ainda não se tornou um hábito frequente entre cidadãos e empresas de Nova Friburgo. Uma prova disso são os flagrantes que podem ser vistos nas ruas da cidade, como sacolas jogadas fora do horário de coleta e com toda a sorte de materiais, mostrando que parcela significativa da população ainda não é adepta da reciclagem. Além da poluição visual e ambiental, o mau hábito também pode colocar em risco a saúde e segurança dos coletores, conforme recente informativo divulgado pela Empresa Brasileira de Meio Ambiente (EBMA).
Uma das recomendações contidas no informe é a de colocar agulhas e lâminas dentro de garrafas de plástico antes de jogá-las no lixo, para evitar que os coletores se machuquem. Pontas de madeira e espetos de churrasco devem ser quebrados e as tampas de latas viradas para dentro e embalados em jornal ou papelão. Este tipo de lixo também deve ser colocado em sacola separada. O mesmo cuidado deve ser tomado com garrafas e potes de vidro, que devem estar bem embalados e separados do lixo comum.
Reciclagem contribui para a preservação ambiental
A empresa orienta quem tem cachorro em casa a não pendurar as sacolas de lixo em muros ou grades e manter o animal preso durante o horário de coleta, a fim de evitar sujeira nas ruas. O respeito ao horário de coleta, colocando o lixo meia hora antes de o caminhão passar, é outra prática que contribui para que as sacolas não fiquem amontoadas por muito tempo nas calçadas.
A importância de separar o lixo seco e encaminhá-lo para reciclagem é outra medida que tem sido amplamente divulgada por ambientalistas e pelos meios de comunicação. Materiais como papéis, plásticos, vidros e metais podem ser reaproveitados como matéria-prima na fabricação de novos produtos. Apesar de requerer um pouco mais de tempo, a coleta seletiva de lixo contribui para poupar os recursos naturais, aumentar a vida útil dos depósitos de lixo e diminuir a poluição. Trata-se de uma iniciativa concreta e efetiva para a melhoria da vida do planeta além de um gesto de responsabilidade ambiental.
Deixe o seu comentário