Para os amantes de cultura, uma boa opção é conferir as exposições no restaurante Bode Expiatório (Praça Getúlio Vargas 196/sobrado, Centro): fotos dramáticas, de Yuri Blacheyre; pinturas abstratas, de Ulf Lindroth; cerâmicas, de Marisa Poyares, e objetos de pintura bauern, de Bet Bussinger.
As fotos retratam objetos que existem ou já existiram, em que a busca pelo cenário, o estudo do melhor ângulo e a escolha do melhor momento foram levados em consideração pelo fotógrafo para que a natureza fosse retratada em vários momentos do dia.
As pinturas abstratas fazem uma viagem entre as formas e cores para que o visitante dê asas à imaginação, explorando emoções e sensações diferentes. Não há como querer enxergar um objeto conhecido: cada olhar vê algo diferente e é isso que proporciona o interesse.
Já as cerâmicas são produzidas de forma artesanal, em processo de duas queimas. São peças decorativas e utilitárias, únicas em suas formas, texturas e cores. A artista imprime sua marca do início da criação até o momento em que é finalizada.
A bauernmalerei — bauern é o nome reduzido — significa pintura campestre, que originou-se no século XVII na Suíça, Áustria e Alemanha. O branco simboliza a neve e se usa pinceladas livres sempre com duas ou três cores simultâneas.
A natureza retratada em exposição
As pinturas abstratas de Ulf Lindroth misturam elementos mecânicos e orgânicos
Bauern: pinceladas que retratam a cultura campestre europeia clássica
Deixe o seu comentário