No inverno de 1893 as irmãs de Santa Dorotéia chegaram a Nova Friburgo com a intenção de fundar aqui uma nova escola. Com alegria e ânimo novos, tinham o propósito de escrever uma história que gerasse orgulho para muitas gerações. E assim tem sido. Muitas pessoas guardam com carinho as lembranças de quando estudaram na instituição — os que estudam hoje podem contar com um ensino atual, que engloba o que é necessário à boa formação educacional: informação por profissionais competentes, que trazem no coração o prazer de educar.
O povo friburguense foi conquistado pelo projeto das irmãs fundadoras, o número de alunos cresceu rapidamente e o colégio foi ampliado e hoje conta com educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Uma escola centenária, onde se enlaçam tradição e reinvenção das práticas educativas.
Como parte das comemorações foi realizado no último domingo, 11, missa em ação de graças pelos 120 anos do colégio e entre os dias 5 e 7 de setembro será realizado o seminário "Questões para a Agenda da Escola Contemporânea”, reunindo profissionais de diversas formações e abordagens, trazendo à discussão o impacto das transformações sociais em curso na contemporaneidade para o campo educacional.
O seminário busca oferecer aos participantes oportunidade de reflexão e a recriação de sua prática no cotidiano escolar, com vistas a um fazer que atenda às necessidades da educação de crianças e jovens do tempo presente. Tem como público-alvo professores, gestores, orientadores educacionais e pedagógicos e alunos do curso de formação de professores. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 30 de agosto, preenchendo a ficha de inscrição disponível no site www.cnsdfri.com.br e enviada ao e-mail seminario120anoscnsd@yahoo.com.br. As vagas são limitadas.

A manutenção dos jardins segue o projeto original


Alunas da instituição em meados do século passado
Deixe o seu comentário