A 3ª Conferência Municipal de Cultura de Nova Friburgo foi realizada no sábado, 3, e domingo, 4, no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, no Suspiro. A abertura contou, na mesa dos trabalhos, com Roberto Wermelinger, secretário municipal de Cultura; Paulo Negrão, coordenador de Políticas Culturais da representação regional do Rio de Janeiro e Espírito Santo do Ministério da Cultura; Fernanda Gripp, do Sebrae, parceiro da municipalidade na realização da conferência; Roosevelt Serafim Concy, ex-secretário municipal de Cultura e vice-presidente cultural do Nova Friburgo Country Clube; e Vicente Alfaya, presidente da Associação das Colônias de Nova Friburgo. O público foi diminuto.
O primeiro eixo temático do evento versou sobre implementação do Sistema Nacional de Cultura, com Paulo Negrão. O segundo teve como tema "Produção Simbólica e Diversidade Cultural”, com o historiador, pesquisador e mestre em história José Carlos Pedro. Simone Amorim, coordenadora do Plano Estadual de Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, apresentou o terceiro eixo temático, falando de cidadania e direitos culturais. O quarto e último eixo temático teve como terma "Cultura e Desenvolvimento”, com Roberto Wermelinger.
Ainda no sábado foi realizado trabalho em grupo para discussão e aprovação das propostas, e no domingo foi feita a apresentação da relatoria das propostas elaboradas por cada grupo e priorização das propostas. O Plano Municipal de Cultura, com as conclusões da conferência, ficou de ser apresentado pela equipe do Sebrae até esta quarta-feira.
Deixe o seu comentário