Aloisio Pombo
A cidade de Nova Friburgo é reconhecida pelas suas flores, seus jardins, principalmente os do Country Clube e os da Praça Getúlio Vargas. A produção de flores do município nos coloca como a segunda cidade produtora, depois de Holambra em SP, e são vendidas para diversas cidades. Um florista no Bairro Ypu mantém à beira da rodovia na entrada Sul da cidade uma linda exposição de flores em seu quiosque. Tinha outro no centro da cidade, na Av. Alberto Braune, mas foi demolido por alguém que não gosta de flores. Uma pena.
A flor pode ser um ícone que transmita uma imagem de marca para um turista que chega a Nova Friburgo e poderá levá-lo a associar a cidade ao encanto de uma viagem dos seus sonhos e o faça retornar num próximo feriado. O Marketing de Comunicações costuma colocar uma imagem, frase, música, ícone, etc., na mente do consumidor para que a lembrança de marca o faça repetir as compras.
As férias que uma pessoa passe em Nova Friburgo poderá ficar para sempre na mente de um turista. As fotos que são tiradas e a lembrança positiva de uma viagem poderão ficar para sempre registrado no seu pensamento, conversas e lembranças. E foi essa a conversa que tive com uma arquiteta de um escritório de jardinagem e paisagismo lá da Barra no Rio que nos visitou em Nova Friburgo. Ela disse que já tinha visto muitas praças lindas, e então eu a levei para conhecer a Praça do Paissandu e aí ela me perguntou por que se escondem tantos recantos lindos que tem aquela praça. Expliquei-lhe que o trânsito de Nova Friburgo obrigou a prefeitura isolar o local, mas que o jardineiro Joacir planta arbustos e árvores para que sejam vistas por quem passa de carro ao seu redor.
Quanto aos eucaliptos centenários da Praça Getúlio Vargas, às margens do canal da Avenida e a entrada Norte do município, ela pede que eu intervenha para que os eucaliptos não sejam cortados porque ela tem um projeto de aproveitá-los e revitalizá-los a partir de uma altura baixa. Disse que tem outros planos e que o escritório de paisagismo do Rio poderá fazer um orçamento de planejamento e execução a bom preço para a cidade. Essa foi a principal razão para eu escrever esse artigo. Disse-lhe que eu irei divulgar o valor das flores de Nova Friburgo e como a cidade poderá aproveitar esse potencial natural.
A Prefeitura esqueceu a FriFlor e não se fala mais nisso. A Fevest começa no próximo domingo e acredito que ainda dá tempo para a Associação dos Produtores de Flores, e pessoas que amam Nova Friburgo, colocar nas ruas pessoas e bancas vendendo flores aos que vão à Feira de Moda Íntima.
O Prof. Adm. Aloisio Pombo MSc. é consultor em gestão estratégica empresarial.
(22) 9730-5525. mova@aloisiopombo.com.br www.aloisiopombo.com.br
Deixe o seu comentário