A Pastoral da Educação da Diocese de Nova Friburgo, em parceria com o Instituto de Formação de Agentes de Pastoral Santo Agostinho (Ifap) e o Instituto Bíblico Redemptoris Mater, está com inscrições abertas para o curso de extensão em ensino religioso. O curso será relizado de forma semipresencial, com um encontro mensal de oito horas, no Ifap (vicariatos sede e norte), situado em anexo ao Colégio Nossa Senhora das Graças, em Olaria, e no Instituto Bíblico Pastoral Redemptoris Mater (vicariato litoral). O aluno passará o mês estudando e fazendo pesquisas de forma autônoma e se encontrará com o professor em um sábado para discutir assuntos, tirar dúvidas e ser avaliado.
A duração do curso será de 16 meses, de agosto de 2013 a dezembro de 2014, aberto a todos os professores (da educação infantil, ensino fundamental I e II, ensino médio ou do ensino superior), supervisores, diretores, coordenadores pedagógicos, coordenadores de área, orientadores educacionais, tanto da rede pública quanto privada. Os candidatos ao curso deverão ter formação em curso normal (no nível de ensino médio) ou possuir licenciatura em qualquer área (no nível de ensino superior).
O candidato, em cada módulo, deverá fazer duas avaliações: uma presencial (ocorrerá no dia do encontro) e outra atividade à distância, a ser designada pelo professor do módulo. Para aprovação, o candidato deverá alcançar média igual ou superior a 7,0 em todas as disciplinas e participar de pelo menos 12 encontros presenciais. Aos candidatos que não obtiverem média 7,0 será oferecida outra oportunidade de avaliação. Caso haja reincidência de reprovação na mesma disciplina, o candidato será automaticamente desligado do curso, sendo possível sua rematrícula apenas na próxima oferta de vagas.
O material didático será enviado para o e-mail do cursista, com antecedência do início do módulo. Eventualmente poderá haver fotocópia de materiais a serem utilizados no encontro presencial. É obrigatório que o aluno tenha um e-mail e o compromisso de acessá-lo habitualmente.
Para a matrícula, o candidato deve procurar o Ifap (vicariatos sede e norte) ou o Instituto Bíblico Redemptoris Mater (vicariato litoral) e preencher uma ficha de matrícula; anexar cópia da identidade, CPF, comprovante de residência e diploma de formação (curso normal em nível médio ou licenciatura). No ato da matrícula o candidato deverá pagar R$ 20 e elaborar uma redação sobre a importância do ensino religioso na formação do aluno.
Haverá oferta inicial de 50 vagas para cada vicariato da diocese. Caso o número de candidatos ultrapasse o número de matrícula, será feito cadastro de reserva. Se houver oportunidade de abertura de uma segunda turma os interessados serão avisados por e-mail e por telefone. O aluno contribuirá mensalmente com a quantia de R$ 50, a ser paga nos encontros presenciais, em espécie. O valor arrecadado será utilizado para pagamento dos professores, despesas de secretaria e manutenção do Instituto de Formação.
Os temas a serem abordados no curso são: Fundamentos Epistemológicos do Ensino Religioso, Matrizes Culturais e Tradições Religiosas no Brasil, Introdução à Eclesiologia e História da Igreja, Catecismo da Igreja Católica, Sagrada Escritura, Ensino Religioso e Projeto Político Pedagógico, Plano de Ação do Ensino Religioso, Didática do Ensino Religioso, Questões Educacionais no Magistério da Igreja, Desenvolvimento psicossocial da criança e do adolescente e Ecumenismo e diálogo inter-religioso.
Os professores serão selecionados pelos diretores dos institutos de formação da diocese e haverá certificado de conclusão. O candidato aprovado receberá, ao final do curso, um certificado de 180 horas. O coordenador é o professor doutor Ivo da Costa do Rosário, coordenador diocesano da Pastoral da Educação.
Deixe o seu comentário