Agnes Lutterbach
João Hélio Rocha é um renomado pediatra, pesquisador em saúde e previdência, nascido em Ubá, Minas Gerais, e que adotou Nova Friburgo como a cidade do coração. Aqui atua há 50 anos e guarda recordações de muitos anos de profissão. Isso fez com que ele quisesse publicar o recente livro "Fortalecimento do SUS com a participação popular”, sendo o sexto livro de sua carreira.
O livro traz o resultado de longos estudos iniciados em agosto de 1969 e mostra as transformações graduais desencadeadas pela participação financeira dos usuários nos atos médico-assistenciais e a criação de Distritos Microrregionais de Saúde com reflexos na melhora da produtividade qualitativa dos serviços e na redução dos custos.
Segundo João Hélio, os médicos irão para o interior por opção. "A solução é a motivação. O plano nacional de saúde gerou subsídios de alto valor sociológico e econômico que induzem à migração de médicos para o interior e periferias”, afirma.
Um plano nacional de saúde experimentado há 44 anos nos 49 municípios das microrregiões de Nova Friburgo-RJ, Barbacena-MG e Mossoró-RN deu condições à migração voluntária, totalmente espontânea, de 15 médicos para 11 cidades pequenas sem estes profissionais. Colocaram em funcionamento uma maternidade e um hospital até então fechados, e não fizeram mais porque o governo encerrou a experimentação e nada aproveitou. Este é um dos assuntos abordado em um dos 12 capítulos que compõem o livro.
Quem desejar adquirir a obra basta fazer uma transferência bancária de R$ 30 em um dos seguintes bancos: Banco do Brasil — agência 4396-6 conta 61283-9 —, Bradesco — agência 2813, conta 12579-2 — ou Itaú — agência 6025, conta 11533-5. Em seguida, e-mail para joaoheliorocha@gmail.com, enviando endereço e CEP, data da transferência bancária e nome do banco. O livro será enviado pelo correio.
Deixe o seu comentário