Os beneficiários das primeiras 140 unidades habitacionais que serão entregues pelo governo do estado, no Condomínio Terra Nova IV, no distrito de Conselheiro Paulino, participaram na quinta-feira, 18, de um curso de gestão condominial. Os futuros moradores dos novos apartamentos — que possuem dois quartos, sala e cozinha, distribuídos em 43 metros quadrados — receberam dicas de como viver em condomínio, além de saber quais atribuições da comissão gestora, do síndico e do subsíndico, e também da importância da definição de um regimento interno e da formação de uma comissão de fiscalização.
Ministrado por dois técnicos da Subsecretaria de Gerenciamento de Projetos da Casa Civil, o treinamento faz parte das etapas para a entrega das chaves das unidades, cinco das quais serão destinados a portadores de deficiência. Os apartamentos fazem parte do pacote de 820 unidades que serão entregues pelo governo do estado até o fim deste ano.
"É importante que as pessoas tenham conhecimento de como gerir um condomínio e entender o valor de se manter e respeitar os espaços comuns e as regras de convivência. O objetivo desse treinamento e dar orientações no processo de constituição e administração do condomínio, esclarecendo as dúvidas e facilitando a vida das pessoas”, explicou a advogada da Subsecretaria de Gerenciamento de Projetos e uma das palestrantes da reunião, Ana Luiza Ribeiro.
Para a técnica de contabilidade Anach Guimarães, de 37 anos, o treinamento vai ser útil para conscientizar os futuros moradores da importância de conservar os espaços comuns. "Vamos ter áreas comuns que pertencerão a todos nós, e temos o dever de manter tudo bem cuidado e conservado. Esse encontro vai ser útil para já iniciar esse processo de conscientização das pessoas”, disse Anach, que morava no distrito de Riograndina e vai habitar a nova residência ao lado do marido.
Já Elizabeth do Carmo de Oliveira, de 69 anos, destacou que além de ajudar a organização do novo condomínio, o encontro permitiu conhecer os novos vizinhos. "Fiquei feliz com essa reunião e até pude conhecer pessoas que serão minhas vizinhas. Muita gente nunca morou em condomínio, e neste sentido, o treinamento já tira duvidas e dá as orientações necessárias”, disse a aposentada, que morava no bairro Floresta e vai compartilhar o novo apartamento com o sobrinho.
Deixe o seu comentário