Eloir Perdigão
A exemplo de outras cidades brasileiras, Nova Friburgo também está abrigando jovens peregrinos estrangeiros para a Semana Missionária, período em que farão por aqui um "aquecimento” para a Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá a partir do próximo dia 23 na cidade do Rio de Janeiro, culminando com um grande encontro dos católicos brasileiros com o Papa Francisco.
A Semana Missionária também acontece em todas as partes do país entre os dias 16 e 20, uma semana antes da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. Na Diocese de Nova Friburgo a equipe da comissão organizadora está trabalhando há mais de um ano para deixar tudo preparado para a acolhida dos jovens peregrinos. Segundo o representante da organização, padre Marcus Vinícius Macedo, os preparativos estão num ritmo intenso, acompanhados pelo bispo diocesano Dom Edney Gouvêa Mattoso. Os jovens que virão para Nova Friburgo ficarão hospedados nas paróquias e também nas casas de fiéis que se cadastraram para acolhê-los. Muitos desses jovens que já estão na cidade, inclusive, têm se dedicado a obras sociais em entidades locais (matéria na página 12).
De acordo com padre Marcus Vinícius, ao longo do período preparatório todos os que trabalharão como voluntários ou no acolhimento dos peregrinos em suas casas participarão ainda de palestras a fim de capacitá-los para receberem da melhor forma possível esses jovens, "que para nós são o rosto jovem de Cristo que visitará nossa Diocese”.
Entendendo a Semana Missionária
É desejo da Igreja que o legado e os frutos espirituais de uma JMJ — que ocorre a cada dois anos num país diferente — se espalhem pelo mundo inteiro, especialmente nas dioceses de seu país sede. Para isso, tradicionalmente, nos cinco dias prévios à chegada do papa, os jovens de diversas nacionalidades são recebidos pelas dioceses mais próximas da cidade que organiza a JMJ e nelas participam de uma programação específica. Muitas graças recebidas pelos jovens numa JMJ começam a ser semeadas no acolhimento que recebem nestes dias que antecedem o encontro com o sucessor de Pedro.
Durante a visita do cardeal Rylko, presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, ao Rio de Janeiro, em fevereiro de 2012, ele concordou que esta semana tenha um forte caráter missionário, seguindo a linha do Documento de Aparecida. E assim, em 2013, estes dias especiais que antecedem a JMJ serão chamados de Semana Missionária.
A Diocese de Nova Friburgo espera acolher milhares de jovens estrangeiros entre os dias 16 e 20 nas cidades de Nova Friburgo e seu distrito de Lumiar, Bom Jardim e Cachoeiras de Macacu e seus distritos de Santana de Japuíba e Papucaia.
Após esta data todos os jovens se deslocarão para a cidade do Rio de Janeiro. A proposta da Semana Missionária para os jovens peregrinos estrangeiros é que, chegando ao Brasil, vivam intensamente a realidade local, em união com toda a Igreja do país.
Durante este tempo, todas as dioceses seguirão uma programação comum sobre três pilares: espiritualidade, solidariedade missionária e cultura. Isto vale também para as dioceses que não terão a presença de jovens estrangeiros.
Em todas as dioceses há um grande esforço para preparar bem esta Semana Missionária com os próprios fiéis da diocese através do envolvimento na formação de grupos de voluntários e acolhida dos peregrinos nas famílias.
PROGRAMAÇÃO
- Terça-feira, 16, 19h30, Ginásio Santa Paula Frassinetti, do Colégio Nossa Senhora das Dores - Missa de abertura da Semana Missionária presidida pelo bispo diocesano Dom Edney Gouvêa Mattoso;
- Quarta-feira, 17, 19h30, Nova Friburgo Country Clube - Festa da Juventude, com show cultural e folclórico;
- Quinta-feira, 18, 19h30, Nova Friburgo Country Clube - Show com Martin Valverde;
- Sexta-feira, 19, 19h30, Nova Friburgo Country Clube - Via Sacra presidida por Dom Edney Gouvêa Mattoso;
- Sábado, 20, 16h, Ginásio Santa Paula Frassinetti, do CNSD - Missa de encerramento da Semana Missionária, presidida pelo bispo Dom Edney.
CLASSIFICAÇÃO indicativa: LIVRE
Deixe o seu comentário