ESPORTES - O legado da Supercopa

quarta-feira, 10 de julho de 2013
por Jornal A Voz da Serra
ESPORTES - O legado da Supercopa
ESPORTES - O legado da Supercopa

Vinicius Gastin

Durante os últimos dois meses, Nova Friburgo pôde reviver os bons tempos do futebol amador em novo formato. A Supercopa SAF reuniu oito times das mais variadas localidades do município, em uma verdadeira festa que teve o Corujão, de Olaria, como o grande campeão. Organizada pela Secretaria Municipal de Esportes, a competição movimentou sete regiões, desde Olaria, na primeira rodada, até o Stucky, passando por Amparo, Cordoeira, Vargem Alta, Conselheiro Paulino e Cascatinha. O principal patrocinador do evento manifestou o interesse em realizar a segunda edição em 2014, e o formato será mantido, bem como o sistema de classificação: participam os campeões dos bairros e alguns convidados.

"O campeonato foi melhor do que planejamos. Tudo transcorreu normalmente, sem problema algum, e todos os estádios receberam um bom público. Esperamos fazer ainda melhor no próximo ano”, comentou Jorge Freiman, um dos organizadores do torneio.

As equipes participantes também fizeram uma avaliação positiva da competição. Djalma Carvalho, técnico do Amparo, destacou a integração entre as equipes e a importância da realização de outros eventos esportivos na cidade: "Foram dois meses de uma integração muito grande entre os bairros da cidade. A Secretaria de Esportes está de parabéns, assim como a empresa patrocinadora e os profissionais Vanderlei Patueli e Jorge Freiman. Esperamos que mais empresários ajudem os outros campeonatos também. A iniciativa privada tem que apoiar o esporte na cidade.” Ivo França, treinador do Vargem Alta, revelou que o clube pretende investir nas divisões de base para encontrar novos talentos: "Esperamos começar o trabalho em breve com os garotos da nossa região”, comentou.

De fato, o legado da Supercopa SAF vai além da promessa de uma nova edição. A possibilidade de representar o bairro tornou-se um incentivo a mais para as comunidades desenvolverem torneios e projetos voltados ao esporte. "A gente queria ter brigado pelo título, mas o terceiro lugar é de grande valia para o Amparo. Talvez poucos saibam, mas hoje existe um trabalho nas categorias de base, coordenado pelo Piola, com mais de 120 garotos no quarto distrito. A grande maioria da equipe foi formada por jogadores do próprio Amparo. Dos 25 atletas, 21 são da comunidade e apenas quatro vieram de outros bairros para compor o grupo. Dos oito clubes que participaram da Supercopa, o nosso time foi o que teve mais gente da própria comunidade. Os garotos estão motivados para nos representar no próximo ano”, destaca Djalma.

 

 

Rodrigo, capitão do Amparo, ergue a taça:

incentivo à comunidade do quarto distrito

 

Ex-goleiro de Friburguense e Flamengo, Adriano

conquistou o vice-campeonato pelo Vargem Alta



Competições nos bairros começam em agosto

Após a Supercopa, os times já começam a se planejar para as competições dentro dos próprios bairros. O campeonato do Amparo terá início em setembro ou outubro, e será classificatório para a próxima edição da Supercopa. Três equipes do quarto distrito participarão e outros times serão convidados. O tradicional campeonato de Olaria começa em agosto e termina apenas em novembro. A Copa Rural e o Campeonato de Conselheiro Paulino ainda terão as datas definidas.


Números da Supercopa SAF

Total de jogos: 32

Gols marcados: 111

Média de gols por partida: 3,42

Melhor ataque: Amparo, 24 gols

Melhor defesa: Corujão, 10 gols sofridos

Pior ataque: Stucky, 6 gols

Pior defesa: Cascatinha, 22 gols sofridos

Melhor saldo de gols: Amparo, +11

Pior saldo de gols: Cascatinha, -10

Artilheiro: João Gabriel (Amparo), 12 gols

 

 

Thiago Galhardo (c) homenageou o primo Marquinhos Galhardo com uma camisa



 

 (Foto) Fabrício Gasparelli e Nazareth, fundadores e apaixonados pelo Corujão



Corujão festeja o título em Olaria

Treinador destaca a união entre os jogadores

Depois do apito final, a festa do Corujão teve início. Jogadores e diretoria celebraram com os torcedores ainda no estádio e estenderam as comemorações durante todo o domingo em Olaria. "Fico até sem palavras. Nosso time batalhou durante todo o campeonato e chegamos ao lugar que desejávamos. O título foi sofrido, eu joguei com a mão machucada e nós conseguimos superar todos esses obstáculos. Vamos comemorar junto com a nossa torcida e o nosso bairro de Olaria”, disse o goleiro Ferrugem logo após a decisão.

O camisa 1 do Corujão foi um dos principais personagens na conquista do título. Durante os 90 minutos, ele não só brilhou debaixo das traves, como também realizou o sonho de jogar contra o ídolo Adriano, ex-goleiro de Friburguense e Flamengo. "Eu respeito muito e me inspiro no Adriano, que eu vi jogar pelo Flamengo. Foi um grande prazer jogar contra ele. O jogo foi equilibrado, mas o nosso time mereceu a vitória”, disse.

A emoção de Fabrício e Nazareth

Pensar no Corujão e não lembrar de Nazareth e Fabrício Gasparelli é algo quase impossível. Fundadores do clube, mãe e filho dedicam boa parte do tempo livre para cuidar dos assuntos relacionados à equipe. Emocionados, eles sequer conseguiram gravar entrevistas depois da decisão e coube ao técnico Pedro Vicente avaliar a conquista do título. "O principal mérito foi a união. Estávamos focados no objetivo de ser campeão, tivemos algumas dificuldades no início da partida, mas sabíamos da qualidade do nosso time. Os jogadores se respeitam, sejam os que entram jogando ou os que estão no banco de reservas, e nós conseguimos transformar essa amizade em um time forte”, ressalta.

 

 

(Foto) A Supercopa premiou os três primeiros

colocados com troféus e medalhas



Prefeito promete investimentos no esporte

Rogério Cabral fala sobre reformas das quadras e espaços esportivos da cidade

Mais de duas mil pessoas compareceram ao Estádio Márcio Branco para acompanhar a decisão da Supercopa SAF realizada no último domingo. A movimentação promovida pelo esporte parece ter despertado a atenção do poder público. "Esse tipo de competição é o mínimo que podemos fazer através da Secretaria de Esportes. Temos que buscar essas parcerias com a iniciativa privada, como a que foi feita para este campeonato com o empresário Márcio Branco. Nós observamos o quanto é importante investir no esporte pela quantidade de pessoas que participaram da Supercopa, seja da área rural ou urbana. É uma forma de integrar a população de Nova Friburgo de uma maneira geral. Vamos investir em todas as áreas esportivas do município”, prometeu o prefeito Rogério Cabral. "Exclusivamente no futebol, nós estamos planejando dividir o município em quatro grandes regiões e fazer quatro campeonatos, onde o campeão e o vice de cada um disputarão o título da cidade”, revelou.

A reforma dos espaços esportivos também está em pauta. De acordo com o prefeito, os reparos em algumas quadras do município estão em andamento e pelo menos quatro campos de futebol passarão por melhorias. "Iniciamos o trabalho de reforma em algumas quadras e vamos preparar quatro campos: o do Pastão, o de Riograndina, do Cordoeira e Campo do Coelho. Nós pretendemos continuar esse trabalho em outros estádios e permitir que toda a população participe, resgatando inclusive o futebol dos veteranos.”



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade