Os motoristas que utilizam com frequência a RJ-116, principal ligação entre Nova Friburgo e o Rio de Janeiro, devem ter a atenção redobrada no trecho da Serra dos Três Picos nos próximos quatro meses. A concessionária que administra o trecho privatizado da estrada entre Itaboraí e Macuco está realizando obras para construção da terceira faixa na pista de subida da serra, entre Cachoeiras de Macacu e o bairro Theodoro de Oliveira, em Nova Friburgo. Na quarta-feira, 26, por exemplo, as obras se concentraram entre os quilômetros 56 e 58, e o tráfego precisou ser escoado através do sistema siga e pare causando pequenas retenções alternadas do fluxo de veículos.
A concessionária informou ainda que as obras da terceira faixa compreendem o trecho entre os quilômetros 53 e 62. Com o alargamento da pista na serra os veículos pesados, como carretas, caminhões e ônibus, poderão trafegar do lado direito facilitando a passagem de veículos menores que terão uma faixa de rolamento livre, evitando assim as constantes retenções. "Além da fluidez, isso contribuirá para a maior segurança dos usuários”, observa o superintendente da concessionária, David Augusto Barbosa.
Além da serra, os motoristas também deverão ficar atentos ao passarem pelo quilômetro 78 da RJ-116, altura do bairro Ponte da Saudade, onde está sendo erguido um muro de contenção com 70 metros de comprimento e cinco metros de altura para evitar novos deslizamentos numa encosta severamente afetada com as chuvas de janeiro de 2011 e que, inclusive, originou uma forte ondulação na pista. Também há obras em andamento entre os quilômetros 120 e 122, no distrito de Monnerat, em Duas Barras, e o acesso a Cordeiro, onde também tem sido adotada a liberação do fluxo através do sistema siga e pare.
Deixe o seu comentário