Banda Euterpe leva grupo de músicas típicas para a Festa do Colono Alemão em Petrópolis

quinta-feira, 27 de junho de 2013
por Jornal A Voz da Serra

Saure Gurke é o nome do grupo que a Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense levará a Petrópolis neste fim de semana. A agremiação musical foi convidada pelos organizadores e participa da 24ª edição da Bauernfest — Festa do Colono Alemão —, que tem início hoje, 28, e prossegue até o próximo dia 7 de julho, no Palácio de Cristal.

Sob a regência do maestro Nelson José da Silva Neto, a Saure Gurke (Pepino Azedo) se apresenta nas tardes de sábado, 29, e domingo, 30, executando um repertório de canções típicas germânicas. Segundo o presidente da Euterpe, Francisco de Assis da Silva, o grupo tem nome em homenagem a um antigo time de bolão friburguense, modalidade esportiva de origem alemã e até hoje praticada na cidade. De acordo ainda com o presidente, o grupo foi criado com a ideia de atender a festividades semelhantes na cidade e região.

Segundo o maestro Nelson, os músicos integrantes do grupo estão muito animados com a experiência e vêm participando de ensaios específicos com bastante empolgação. Vestidos a caráter, os músicos da Euterpe Friburguense participam do primeiro fim de semana da festa.

DEZ DIAS DE FESTA - A Bauernfest é uma realização conjunta da Prefeitura de Petrópolis, Clube 29 de Junho e o Petrópolis Convention Bureau, está na sua 24ª edição e começou em 1990. Considerada a maior festa alemã do estado do Rio de Janeiro e o segundo maior evento do gênero no país, reúne toda a tradição da cultura germânica na gastronomia, bandas e cervejas artesanais.

No ano passado, a Bauernfest bateu seu recorde de público, com 368 mil visitantes, durante os 11 dias de sua realização. Este ano a festa terá ao todo dez dias. Comemora a chegada dos imigrantes germânicos à cidade imperial no século XIX, é realizada no Centro Histórico da cidade, também nas proximidades do dia de São Pedro,  padroeiro do município; conta com diversas atrações, como danças folclóricas, bandas típicas, corais, música de câmara, orquestras sinfônicas, recreação infantil, as casas do Fotógrafo e do Colono; o Café Colonial, lojas de artesanato e souvenires; bailes e concursos, sendo que o mais concorrido é o do chope em metro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade