Sub-15 do Friburgo Vôlei Clube/NFCC conquista a segunda etapa da Liverj

quinta-feira, 20 de junho de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Sub-15 do Friburgo Vôlei Clube/NFCC conquista a segunda etapa da Liverj
Sub-15 do Friburgo Vôlei Clube/NFCC conquista a segunda etapa da Liverj

Vinicius Gastin

No último domingo, 16, as meninas do Friburgo Vôlei Clube / Nova Friburgo Country Clube participaram pela primeira vez da Liga de Vôlei do Estado do Rio de Janeiro (Liverj), nas instalações do Oásis Clube, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. E a estreia não poderia ser melhor: a equipe friburguense conquistou o título da segunda etapa na categoria sub-15 e a terceira colocação no sub-13. Em ambas, as melhores jogadoras do torneio foram do time de Nova Friburgo.

No sub-15, as nove equipes participantes foram divididas em três grupos. O Friburgo Vôlei obteve bom aproveitamento nos saques e mostrou precisão na defesa, facilitando o passe e o trabalho das atacantes. Desta forma, não encontrou dificuldades para derrotar Casa dos Açores (parciais de 15x13 e 15x3) e ACM (parciais de 15x7 e 15x5) na primeira fase. A superioridade permitiu ao técnico Rondineli Esteves revezar as atletas em quadra e dar oportunidade para as mais jovens. Os resultados garantiram uma vaga na semifinal, onde o adversário foi a Cabofriense. O Friburgo Vôlei Clube/NFCC dominou o adversário, e sem grandes dificuldades, venceu por 2x0, parciais de 15x7 e 15x5. Na outra semifinal, a equipe de Quissamã derrotou o Voleibarra pelo mesmo placar. 


Após começo ruim, time melhora e garante o título

Além de todas as dificuldades naturais de uma grande decisão, as atletas de Nova Friburgo enfrentaram outro obstáculo: a queda de rendimento. A equipe não conseguiu repetir as boas atuações das outras partidas e abusou dos erros no saque e no ataque. O bloqueio não conseguiu parar a ponteira do Quissamã, que aproveitou a boa altura para comandar a vitória no primeiro set, 15x13. O Friburgo Vôlei cometeu erros no início do 2º set e o Quissamã rapidamente abriu vantagem de 4x0, forçando o técnico Rondineli Esteves a pedir tempo para tentar reorganizar a equipe. A estratégia surtiu efeito positivo e a postura mudou. Ponto a ponto, o time friburguense desfez a vantagem do oponente, empatou a partida em 12x12 e arrancou para fechar o set em 15x12. 

No 3º e decisivo set, a história do início da partida se inverteu. O Friburgo Vôlei/NFCC dominou a equipe norte-fluminense e contou com quatro defesas incríveis de Isabella Tardelle para definir o placar em 15x9. A emoção tomou conta de todo o ginásio, e os pais invadiram a quadra para comemorar o título com as filhas.

Além do troféu, a equipe teve a capitã Gabriela Larica eleita a melhor jogadora da competição. O Friburgo Vôlei Clube/Nova Friburgo Country Clube participou com as atletas Ana Olívia Vasques, Gabriela Larica, Gabrielle Cardinot, Isabella Tardelle, Luane Riedmann, Luiza Bôscolo, Luiza Moraes, Mariana Kale, Nayhara Scardine, Victória Korzan e Yasmin Carneiro.


Desfalque e regra diferente atrapalham a equipe sub-13

O primeiro adversário do time friburguense na categoria sub-13 foi o time do Rio das Ostras. Dentro de quadra, no 1º set, vitória tranquila do time serrano por 15x10. Entretanto, durante o intervalo, o técnico o técnico Rondineli Esteves recebeu a informação de que era obrigatória a utilização de duas levantadoras. O Friburgo Vôlei sentiu o desfalque de uma das titulares na posição, que não pôde viajar com a delegação, e acabou perdendo a partida por 2x1. Na decisão do 3º lugar, as jovens atletas de Nova Friburgo venceram as adversárias da Vila Olímpica da Rocinha por 2x0, garantindo o 3º lugar. Mesmo sem o título, o prêmio de melhor jogadora foi concedido à levantadora Luiza Bôscolo, de apenas 12 anos. 

A equipe sub-13 do Friburgo Vôlei Clube/Nova Friburgo Country Clube participou com as atletas Ana Sofia Bucsky, Anna Clara Baroso, Clarissa Montenegro, Gabrielle Cardinot, Iara Rosário, Isabella Coimbra, Lívia Fantappie, Luane Riedmann, Luiza Bôscolo, Maria Beatriz Guerra, Raissa Mozer e Victoria Barros.


Treinador faz avaliação positiva

O técnico Rondineli Esteves avaliou a competição e mostrou-se satisfeito com o desempenho das atletas, mas fez algumas ressalvas na categoria sub-13. De acordo com o treinador, a falta de experiência em torneios e as mudanças obrigatórias no esquema de jogo prejudicaram o rendimento das atletas. "Realmente, nós fomos surpreendidos pelo regulamento que desconhecíamos, por ser a nossa primeira participação nesta nova liga. Como quase todas as atletas estavam participando da primeira competição oficial é natural que tenham ficado um pouco perdidas durante as partidas, em função da mudança no esquema de jogo. Na próxima etapa, com mais tempo de treino e com as duas levantadoras titulares, acredito que brigaremos pelo título”, afirma.

Ao comentar o título conquistado no sub-15, Rondineli destacou a força do conjunto e o volume de jogo das meninas em quadra. "Nossa superioridade foi muito grande, com todas as atletas atuando muito bem, cada qual na função correspondente. A força do nosso conjunto, com uma equipe muito equilibrada e volume muito intenso de jogo, é a principal virtude deste time. Temos cinco atacantes que são muito efetivas no ataque, e com isso, a nossa levantadora Mari Kale distribui bem o jogo, confundindo a defesa adversária. Na final, enfrentamos uma grande equipe e eles estiveram muito perto de nos derrotar. Porém, conseguimos tranquilizar e voltar a jogar com naturalidade, conseguindo uma grande virada.”

O projeto de voleibol do Friburgo Vôlei Clube/NFCC acontece no ginásio do Nova Friburgo Country Clube. Os treinos são realizados todas as terças, quintas e sextas-feiras, para jovens entre oito e 16 anos. Os interessados em participar devem entrar em contato com a secretaria do clube, pelo telefone 2522-9552.

 

Equipe sub-15 venceu o Quissamã na decisão e garantiu o título

 

Capitã do sub-15, Gabriela Larica foi eleita

a melhor jogadora da categoria na etapa

 

Jovens atletas do sub-13 conquistaram a terceira colocação

 

Luiza Bôscolo ganhou o prêmio de destaque da etapa na categoria sub-13



Mirlene Silva disputa duas provas de 10 km nos próximos dias

 

Mirlene Silva terá uma verdadeira maratona de competições nos próximos dias. A corredora friburguense participa da Corrida de Santo Amaro neste domingo, 23, em Campos. Logo após o término da prova, Mirlene pega a estrada rumo ao município de Macuco, onde no dia seguinte disputa a tradicional Corrida Rústica de São João Batista. Ambas as competições terão o percurso de 10 km, o que torna o desafio da atleta ainda maior. "Estou preparada para buscar as vitórias, apesar da leve torção que sofri no tornozelo”, garante. Uma das principais representantes do atletismo de Nova Friburgo, Mirlene Silva conta com os apoios da Unimed, Amil Calçados e Nova Friburgo Country Clube


Mirlene Silva encara duas provas de 10 km em apenas dois dias




CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade