Abertas inscrições para o I Fri Cine Socioambiental

sexta-feira, 08 de agosto de 2008
por Jornal A Voz da Serra

Continuam abertas as inscrições para a seleção dos filmes e vídeos que serão exibidos nas mostras competitivas do I Festival Internacional de Cinema Socioambiental de Nova Friburgo, o I Fri Cine Socioambiental, uma espécie de herdeiro do projeto Muri Cine, que cresceu e gerou seu primeiro fruto. Os selecionados concorrerão a prêmios em três categorias: curta-metragem nacional, média ou longa-metragem nacional e regional. O melhor filme exibido no festival ganhará o Prêmio Roberto Farias. O destaque de cada categoria receberá um troféu e um valor em dinheiro.

Os ganhadores da mostra nacional (longa e curta-metragem) receberão o Troféu Alcantarea Imperialis, que traz o nome científico de uma bromélia da Serra dos Órgãos, de grande importância para a biodiversidade da Mata Atlântica na região. O vencedor da mostra regional receberá o Prêmio CTAV, de incentivo à produção local, concedido pelo Centro Técnico Audiovisual da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, e o Troféu Cão Sentado (em alusão ao mais conhecido marco geográfico de Nova Friburgo). Todos os premiados receberão ainda uma quantia em dinheiro.

Para competir na mostra nacional na categoria de curta-metragem o filme deve abordar temas socioambientais e ter duração de até 20 minutos. Os médias-metragens deverão ter entre 21 e 60 minutos e os longas-metragens uma duração entre 61 e 120 minutos. Para serem exibidos na mostra regional os filmes deverão ter sido produzidos ou dirigidos por pessoas naturais ou residentes em Nova Friburgo ou na Região Centro-Norte fluminense. Os filmes da mostra competitiva regional poderão ter qualquer duração, devendo manter o foco na temática socioambiental, além de serem inéditos no circuito comercial. Não há restrição quanto ao gênero ou formato para qualquer categoria.

O I Fri Cine acontecerá em quatro espaços culturais localizados no centro da cidade: Casa da Cultura, Centro de Arte, Usina Cultural Energisa e Oficina Escola de Artes. Também estão previstas mostras competitivas e informativas de filmes e vídeos, além de oficinas, palestras, lançamentos de livros e outras atividades, todas oferecidas gratuitamente à população.

Os filmes e vídeos deverão ser enviados em DVD para BrianCine Produções (Rua Goitacazes 104 – Glória – Rio de Janeiro/RJ – CEP 22211-190), até o dia 5 de setembro, juntamente com o regulamento e o formulário de inscrição, que se encontram no site www.fricine.com.br. Mais informações pelos telefones (21) 2225-7980 e (21) 9366-7521.

Tudo começou com o Muri Cine

Em 2006 e 2007, Nova Friburgo conquistou a mídia nacional por conta do Muri Cine, que contou com a participação de cerca de 3.500 pessoas. Foi nada mais, nada menos que o mais abrangente evento de cinema com temática ambiental realizado até hoje em todo o estado do Rio.

Durante o festival foram exibidos mais de cem filmes e vídeos nacionais e estrangeiros. O Muri Cine também promoveu oficinas, palestras e debates, além de diversas atividades na natureza. Detalhe: toda a programação foi oferecida gratuitamente à população.

Participaram do projeto personalidades como o teólogo Leonardo Boff, o atual ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, os jornalistas André Trigueiro, Villas-Bôas Corrêa, Marcos Sá Corrêa e Rafael Corrêa, o biólogo Gustavo Martinelli, o presidente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Liszt Vieira, e os cineastas Roberto Farias, Sílvio Tendler e Sylvestre Campe.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade