A Stam Cadeados e Fechaduras é uma das empresas que mais emprega e gera renda em Nova Friburgo. Nenhuma novidade. A metalúrgica é também uma empresa que vem se expandindo no mercado brasileiro com investimentos em alta tecnologia. Também nenhuma novidade, assim como a sua reconhecida fama de ter uma benfeitora no município, através de conhecidas ações na área de responsabilidade social.
A novidade na semana em que foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente é que a Stam, detentora de vários prêmios nacionais e internacionais, conquistou mais um reconhecimento público: venceu o Prêmio Ação Ambiental de 2013, oferecido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan).
O projeto vencedor da Stam, sobre água e efluentes, é inovador e revolucionário. No momento em que o planeta discute o uso racional de água, a empresa friburguense conseguiu mostrar, na prática, que desenvolvimento e preservação ambiental podem andar de mãos dadas.
"Veio da natureza a inspiração para a Stam achar a solução para reduzir o seu consumo de água. A chave foi o fenômeno da troca iônica, que acontece em processos naturais, como na formação de cavidades nas rochas causadas por erosão e a corrosão de estruturas metálicas”, diz o relatório final da comissão julgadora da Firjan. "A água segue para descontaminação nas colunas que contêm as resinas de troca iônica. A partir daí ela é pressurizada e retorna aos tanques de lavagem. Essa tecnologia permitiu à empresa montar um circuito fechado em que toda a água é reutilizada, sem descarte de efluentes. Resultado: menos 60 mil metros cúbicos de água gastos por mês”, explica o projeto inovador.
MAIS UMA PREMIADA - A Firjan também premiou outra empresa friburguense: no quesito relação com públicos de interesse, venceu a Monthal Lingerie Noite Confecções.
Da preocupação da confecção com o destino da grande quantidade de retalhos de tecido geradas pelo seu negócio nasceram os fantoches da Monthal Lúdica. Os bonecos são usados em trabalho socioeducativo para ensinar conceitos de sustentabilidade em escolas públicas.
A Stam investiu em equipamentos de alta tecnologia na área de
meio ambiente: projeto que une desenvolvimento e preocupação
com a natureza é reconhecido com o importante prêmio da Firjan
Deixe o seu comentário