Italianos encontraram em Nova Friburgo a chance de prosperarem em novas terras

sexta-feira, 17 de maio de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Italianos encontraram em Nova Friburgo a chance de prosperarem em novas terras
Italianos encontraram em Nova Friburgo a chance de prosperarem em novas terras

O maior período de migração italiana para o Brasil concentrou-se entre os anos de 1887 e 1930, durante o ciclo do café. A Europa vivia tempos de grande agitação, culminando com a 1ª Guerra Mundial e a gripe espanhola e o Brasil prometia vida nova e a chance de prosperar numa terra tranquila e livre de intempéries.

No Brasil, em linhas gerais, a imigração italiana encontrou prosperidade maior nas cidades do que nos campos, e as famílias que chegaram a Nova Friburgo confirmam a tendência. Foram os Spinelli, por exemplo, os donos do primeiro edifício e do primeiro automóvel da cidade.

Imigrantes italianos também obtiveram concessões para serviços públicos, como limpeza, iluminação a gás e construção civil, além de trabalharem em zonas rurais, como a fruticultura em Sebastiana (Estrada Nova Friburgo-Teresópolis) e em São Pedro da Serra. As contribuições italianas nas mais diversas áreas culturais são consideráveis, com destaque para as Sociedades Musicais Recreio dos Artistas e a Banda Sinfônica Campesina Friburguense.


A deliciosa gastronomia italiana ganha destaque

A colônia italiana preparou um cardápio especial para os quatro dias de festa, de 16 a 19 de maio, em comemoração aos 195 de Nova Friburgo. Ronaldo Vanzillota, representante da colônia italiana, ressalta que os italianos chegaram a Nova Friburgo logo depois dos suíços e alemães. "A colônia italiana está muito feliz com a realização do Festival das Colônias e a nossa expectativa é a melhor possível. Precisamos de eventos como este para atrair a atenção da população e de turistas para a nossa cultura” – enfatizou Vanzillota. 

Assim, a colônia italiana de Nova Friburgo se fará presente no Festival das Colônias através da gastronomia, oferecendo em seu estande diferentes pratos de massas. A macarronada, o nhoque e a lasanha serão servidos com duas variações de molho, de acordo com a preferência do cliente. E para acompanhar os pratos típicos como manda a tradição italiana, vinho.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade