A história dos colonos húngaros no Brasil tem início com a viagem do mestre-artilheiro János Varga, na expedição que desembarcou no Rio de Janeiro em 13 de agosto de 1519. Com o passar do tempo, os imigrantes da Hungria se instalaram em território brasileiro e participaram de alguns momentos marcantes. Durante o período colonial, por exemplo, 54 padres do país ajudaram na elaboração dos mapas do Rio Amazonas e seus afluentes. Por volta de 1850 os húngaros se instalaram em grande quantidade na cidade de São Paulo e contribuíram com a construção de uma fábrica de processamento de algodão e da linha férrea ligando a capital paulista a Sorocaba.
Em Nova Friburgo os colonos da Hungria foram atraídos pela beleza natural e semelhança com os recantos europeus. A maioria atuou na rede hoteleira, em indústrias do vestuário infantil, malharia e tapeçaria. A Casa Húngara reúne as tradições e histórias desses imigrantes na cidade e faz parte da Associação Latino-Americana de Entidades Húngaras, reconhecida oficialmente pelo parlamento da Hungria em 2009.
Associação reconhece município como referência
Há cerca de quatro semanas Nova Friburgo foi reconhecida como uma das referências entre as colônias da Hungria no Brasil em encontro realizado em São Paulo pela Associação Latino-Americana das Sociedades Húngaras. São Paulo, Presidente Prudente e Jaraguá do Sul foram os outros três municípios destacados. Um painel com a foto da Praça das Colônias, em Nova Friburgo, esteve exposto durante a reunião e algumas reportagens sobre eventos realizados pela colônia húngara friburguense foram exibidas. "A nossa e as outras colônias divulgam bastante o nome da cidade no país e no mundo. É uma pena que a praça esteja tão abandonada e nada tenha sido feito até agora”, lamenta Eva Bitó, presidente da Casa Húngara de Nova Friburgo.
Colônia não terá atrações especiais neste mês de maio
A colônia húngara participará de forma modesta das comemorações de aniversário da cidade. De acordo com Eva Bitó, a programação definida no início deste ano será mantida e os três eventos a serem realizados não terão a data alterada por conta das festividades de 16 de maio. "Nós firmamos um compromisso diretamente com o governo da Hungria e todos os artistas do país que visitam o Brasil passam por Nova Friburgo. Inclusive nós já temos três eventos programados para este ano”, garantiu.
Um destes eventos será a exposição fotográfica sobre um diplomata sueco que salvou milhares de judeus durante as guerras na região. A mostra, realizada através de parceria entre as colônias brasileiras da Hungria, Israel e Suécia, está marcada para acontecer entre os dias 18 e 31 de agosto, no Cadima Shopping. Dois meses depois, em 20 de outubro, o músico húngaro Kálmán Balogh se apresentará junto com a Banda Euterpe Friburguense no Nova Friburgo Country Clube.
Deixe o seu comentário