A colônia portuguesa é representada pelo Grêmio Português de Nova Friburgo e a presidente Thereza Babo Cariello avisa que no Festival das Colônias ninguém vai resistir às delícias que serão servidas pelo associado Davi, do Café Português. Só para ficar com água na boca aí vão duas delas: pastéis de Belém e bolinhos de bacalhau. "Ai, Jesus!”, como diriam os lusitanos. Porém essas duas iguarias são muito apreciadas não só por portugueses, mas também pelos brasileiros e gente do mundo todo. Haja vista o sucesso que fazem no Café Português, do Davi.
Thereza também vai estar na tenda da colônia portuguesa para que tudo dê certo, embora o tempo tenha sido curto para os preparativos. Mas ela garante que para o próximo ano, vingando a idéia do Festival das Colônias, a festa da gastronomia portuguesa será maior, envolvendo mais a diretoria e associados.
Além das gostosuras, a colônia portuguesa também participa do Festival das Colônias com o Coral Grêmio Português, que tem na regência a maestrina Lanúzia Pimentel, com canções variadas, mas especialmente aquela da santa terrinha, para os portugueses recordarem e os demais admirarem.
FESTIVAL E PRAÇA DAS COLÔNIAS
Para Thereza a primeira edição do Festival das Colônias é de fundamental importância, tanto quanto a recuperação da Praça das Colônias. "É uma coisa única no Brasil, admirável. É um projeto que merecia mais carinho, é um marco na história de Nova Friburgo, é um ponto turístico e cultural, talvez único no mundo, que eu saiba”.
A partir da recuperação da Praça das Colônias, o Grêmio Português tem muitos projetos, afirma Thereza, que por enquanto, estão em compasso de espera. É intenção da presidente envolver colégios, desenvolver atividades bem estruturadas para que as raízes não se percam. Ela pretende arrebanhar imigrantes portugueses e descendentes para que participem ativamente. "Eu estou procurando os portugueses. Você que é português, então venha participar conosco, venha se associar a nós”.
Thereza não tem dúvidas de que o projeto do Festival das Colônias é um bom início e vai reviver a antiga Feira da Bondade, que em sua opinião era uma festa maravilhosa e atraía muita gente. A tentativa do governo municipal é mais do que válida e se depender dela e da colônia portuguesa já será sucesso logo na primeira edição. E ela conclama todas as demais colônias radicadas em Nova Friburgo para colaborar. "Nossa expectativa é grande”, diz Thereza, bastante animada com a realização do evento.
Deixe o seu comentário