Além de sua tradicional participação no desfile cívico-militar de aniversário de Nova Friburgo, amanhã, 16, este ano com um caráter ainda mais especial em razão da celebração de seu sesquicentenário, a Banda Sinfônica da Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense está em ritmo intenso de ensaios — sob o comando do maestro titular Nelson José da Silva Neto — para dois concertos especiais, alusivos aos festejos de maio pelos 195 anos de fundação do município de Nova Friburgo.
No dia do aniversário, nesta quinta-feira, às 19h, a banda realiza concerto conjunto com a sinfônica da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, esta sob a regência do maestro capitão Ronaldo Almeida. O evento, com entrada franca, será realizado no Ginásio Santa Paula Frassinetti e também homenageará o 120° aniversário do Colégio Nossa Senhora das Dores (CNSD), fundado a 16 de junho de 1893. Vale ressaltar que a Euterpe e o Colégio Dores têm ligações históricas, uma vez que o maestro e fundador da banda, o oficial da Marinha portuguesa Samuel Antonio dos Santos, veio para a então Vila de Nova Friburgo à época para lecionar música no Colégio Freeze, instituição de ensino anterior ao CNSD e que funcionou no mesmo prédio que abriga o educandário atualmente.
Também no desfile de aniversário da cidade, a Euterpe será motivo de homenagem do Colégio Anchieta. Segundo a coordenadora do educandário jesuíta e diretora do Teatro Amador do Colégio Anchieta (Taca), professora Jane Ayrão, estudantes e professores desfilarão com figurinos da peça teatral "A Viagem”, que conta a história do fundador da Euterpe e da Capela de Santo Antônio, na Praça do Suspiro.
Já no sábado, dia 18, às 19h, a Euterpe se apresentará na programação do Mês das Colônias, no evento Bailando na Praça, em conjunto com a Casa do Líbano de Nova Friburgo, a convite do empresário Gilberto Sader, promovendo mais uma edição especial do projeto Banda na Praça.
Deixe o seu comentário