Colônia alemã lança desafio: caminhada na Trilha do Imigrante

segunda-feira, 13 de maio de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Colônia alemã lança desafio: caminhada na Trilha do Imigrante
Colônia alemã lança desafio: caminhada na Trilha do Imigrante

Eloir Perdigão

Quem se dispõe a caminhar no percurso Castália (Cachoeiras de Macacu)-São Lourenço-Cônego-Praça Marcílio Dias (Nova Friburgo), no dia 3 do próximo ano, deve começar a se preparar desde já. Este é o desafio "Por ti, Friburgo”, que está sendo lançado pelo Centro Cultural Teuto-Friburguense (CCTF), a colônia alemã de Nova Friburgo, visando refazer o caminho percorrido pelos imigrantes para a fundação de Nova Friburgo. A caminhada vai comemorar os 190 anos da primeira colônia alemã e os 195 anos da primeira colônia suíça do Brasil. De acordo com a diretoria do CCTF, liderada por Dalva Brust, a saída está prevista para as 6h de Castália, e a chegada às 18h, na Praça Marcílio Dias.

"POR TI, FRIBURGO” – De acordo com Dalva, o desafio é uma forma de homenagem aos imigrantes que fundaram Nova Friburgo. Não somente os alemães e suíços, como também os demais. Sendo assim todos os imigrantes e descendentes serão bem-vindos. O grande desafio será estar antes das 6h em Castália. Quem tiver condições pode ir particularmente, e quem não puder vai ter ônibus à disposição, que sairá de Nova Friburgo às 5h daquele dia, um sábado.

A antecedência do lançamento desse desafio é, a além da preparação física dos participantes, fazer a inscrição no site (www.portifriburgo.com.br), a confirmação dos dados, apresentação do atestado de saúde para quem tem 50 anos ou mais e a preparação dos kits a serem distribuídos (camisa, boné, etc.), além de toda a documentação. Tudo tem que estar pronto com antecedência e todos os participantes deverão ser apresentados aos seus respectivos grupos de apoio, pois haverá necessidade de divisão por equipes, devido ao grande número aguardado de participantes. A caminhada contará também com um grupo de primeiros socorros e haverá pontos de parada previamente estabelecidos, onde os caminhantes terão apoio (água e refrigerantes) e poderão tirar fotos.

Dalva lembra que o desafio não é uma competição e serão respeitados os que tiverem mais dificuldades para caminhar. Em São Lourenço haverá uma parada maior para que todos possam descansar e prosseguir a caminhada em sua segunda parte. "Na verdade era uma trilha só, mas como o povoado de São Lourenço cresceu bem no meio, ela foi dividida em duas. E a segunda parte da trilha é mais tranquila, mais aberta, tem uma pequena subida e depois é só descida, que vai sair no Cônego, e daí em diante a PM vai cuidar para que todos tenham acesso direto à Praça Marcílio Dias”, sintetiza.

Dalva salienta que haverá um carro de apoio em São Lourenço e outro no Cônego para quem tiver dificuldade para completar o percurso. A presidente do CCTF chama a atenção para o fato de que o horário das 6h às 18h não significa unicamente tempo de caminhada, pois engloba também as paradas, possíveis atrasos nas partidas e as dificuldades de algumas pessoas em acompanhar os demais. No total serão 12 horas.

A organização do desafio sugere que os participantes sejam maiores de idade ou que tenham 16 anos no mínimo (MENORES DE 18 ANOS DEVEM ESTAR ACOPANHADOS DOS PAIS OU RESPONSÁVEL). Outras informações e inscrições (gratuitas) pelo telefone 9818-7069.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade