Tony Ventura: sucesso profissional resulta em mais uma viagem ao exterior

segunda-feira, 13 de maio de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Tony Ventura: sucesso profissional resulta em mais uma viagem ao exterior
Tony Ventura: sucesso profissional resulta em mais uma viagem ao exterior

O empresário Antônio Américo Pecly Ventura, o conhecido Tony Ventura, está de malas prontas, com sua mulher Faninha, para mais uma viagem internacional. Eles foram contemplados com uma viagem à Inglaterra e a Escócia neste mês de maio em virtude do destaque como "Melhor Performance na Campanha de Chocolates e Biscoitos em 2012”. A viagem é de primeira classe e as despesas são pagas pela Nestlé, como prêmio por mais esta conquista da Ventura Comércio e Transportes de Alimentos.

A empresa ocupa uma área interna de depósito com cerca de 2.200 metros quadrados, sendo aproximadamente 200 metros quadrados de escritório, sala de reuniões (equipe de vendas) e um auditório com capacidade para 70 pessoas, munido de recursos multimídia. A área externa tem cerca de seis mil metros quadrados; a frota — própria — é composta por 11 caminhões, quatro veículos de passeio (para um gerente e três supervisores), além de outros dois veículos Kangoo, do merchandising, para o atendimento de um milhão e 600 mil habitantes, distribuídos em 26 municípios das regiões Serrana, dos Lagos, Baixada e Norte.

Tony fala com entusiasmo de sua empresa e faz questão de frisar a mensagem que passa aos funcionários: "Para mim, se torna importante afirmar por escrito que as sugestões para solução de erros significam a procura por melhores condições e organização no trabalho. É fundamental ressaltar o valor dos nossos avanços e, sem citar nomes, o reconhecimento a toda nossa equipe e direção. Tenho certeza que vamos continuar buscando a proximidade da perfeição, com a mesma humildade e simplicidade dos nossos atos, caracterizada pelo profundo respeito aos nossos colaboradores, que são o elo entre o principal aliado e parceiro da nossa empresa, nossos clientes”.

Essa história de sucesso Tony Ventura resume com uma frase: "Foi muita luta, obviamente”, além de muita determinação. Ele sempre gostou de comércio, começou a trabalhar cedo, a exemplo de seu irmão Ariosaldo, que o influenciou. Trabalhou como funcionário em algumas firmas, como a Spinelli S/A., uma das maiores empresas de Nova Friburgo na década de 1960. A experiência foi grande, mas cedo também começou a se preparar para ter seu próprio negócio. 

Mais tarde, Tony se associou ao seu irmão numa casa de rações e depois comprou a parte dele, por motivo de seu irmão ter ido para Niterói. Para não ficar sozinho, trouxe seu pai, também Ariosaldo. "E aí eu tive uma grande surpresa na minha vida: papai trabalhou 42 anos na Fábrica de Rendas; vi que ele estava no lugar errado. Ele tinha que ser comerciante”, conta Tony, lembrando que seu pai já tinha lá seus quase 70 anos.

A ajuda de seu Ariosaldo a Tony foi grande, devido à sua liderança, grande simpatia no trato com os clientes e com os funcionários, além de muito organizado. A essa altura, além da loja de rações, a firma já fazia distribuição de farinha de trigo, massas, biscoitos e chocolates.

Com o crescimento das atividades, mais tarde, em 1970, Tony criou a Distribuidora Ventura. Em 1986 o filho mais velho, Marcelo, foi incorporado à firma como sócio, no lugar de seu pai. E em 1991 o outro filho, Márcio, também se tornou associado. Com esse trio a firma teve um desenvolvimento maior, expandindo-se para um depósito próprio na Vila Nova. E em 2007 a empresa precisou de um espaço ainda maior, ocupando o complexo atual, na Avenida Nossa Senhora do Amparo, no Jardim Ouro Preto.

Em 2008 a empresa foi dividida entre os três. Cada um ficou com uma parte. São três empresas distintas. Tony ficou com a chamada linha seca da Nestlé — chocolates, biscoitos, produtos culinários (Maggi) e nutrição infantil (leite Ninho e Nan) — e também com a loja, a conhecida Ventura Chocolates, na Rua Oliveira Botelho, no Centro; Márcio ficou com o restante da linha de distribuição (sabão em pó Invicto, Mate Leão, Sococo, Palmerom, Perfet, Santa Helena); e Marcelo com sorvete e iogurte Nestlé e rações Purina.

A viagem à Escócia este ano não é a primeira de Tony como prêmio por desempenho profissional. Em 2007, quando a Nestlé iniciou esse processo de premiações, ele ganhou uma viagem ao Marrocos, aproveitada pelo filho Marcelo e sua mulher. Em 2008, mesmo com a divisão das empresas, Tony faturou uma viagem à Itália, tendo ido com sua mulher Faninha. 

Em 2009 a Ventura não ganhou a viagem ao Egito como prêmio, apesar de todo o empenho. Porém, Tony se esforçou ainda mais para recuperar o prêmio no ano seguinte, o que realmente aconteceu, e em 2010 ele viajou à China. Em 2011 a Ventura voltou a conquistar o primeiro lugar em vendas no Brasil e Tony viajou à Tailândia e Indonésia na classe executiva. "Isso foi um orgulho que a gente carrega”, diz empolgado. 

O primeiro lugar, a partir de então, não foi mais possível, pois outras distribuidoras cresceram, têm área maior de atuação Brasil afora ou se valeram dos mesmos desafios da Ventura, acirrando ainda mais a competição. Porém, em 2012, Tony foi aos Estados Unidos. E agora, em 2013, mesmo não sendo o primeiro colocado, viaja de novo, entre seis distribuidores brasileiros, desta feita à Inglaterra e Escócia.

Tony exalta o trabalho de seus 115 funcionários para as sucessivas conquistas da Ventura. "A viagem é o prêmio, a coroação de um trabalho que não é só meu, é de toda a equipe, é muito gratificante estar hoje participando de uma competição dessas e ser vitorioso”. Para Tony o ano de 2012 foi muito duro (a viagem é referente a 2012). Foram 63 distribuidores, somente 25 se classificaram, e desses, seis se destacaram e a Ventura está entre eles. Um orgulho para Nova Friburgo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade