Flávia Namen
O Nova Friburgo Country Clube está sediando uma mostra especial em comemoração aos seus 56 anos de fundação, completados no último dia 25. Com curadoria do Grupo de Arte, Movimento e Ação (Gama), a exposição reúne 24 painéis com as belezas naturais e arquitetônicas do tradicional clube, um dos mais famosos cartões-postais de Nova Friburgo. “Esta mais recente iniciativa do Gama quer mostrar a todos que frequentam o Country o cenário inenarrável que o Parque São Clemente oferece a todos nós. É uma tentativa de chamar a atenção para as belezas escondidas aos olhares desatentos”, afirma o presidente do Gama, Chico Figueiredo.
A mostra reúne 22 fotos atuais de Osmar de Castro e dois registros antiquíssimos que mostram o parque no século XIX. “É uma tentativa não só de abraçar estética e historicamente o NFCC, como mostrar o quanto de importante e belo possui a cidade de Nova Friburgo”, diz Chico. Ele destaca que a exposição presta uma homenagem à fotógrafa Regina Lo Bianco por seu profissionalismo e talento. “É um reconhecimento não só ao importante trabalho que ela realiza em Nova Friburgo, como também pelas fotos, com ângulos singulares e personalizados do Country Clube”, explica ele.
Em cartaz até o fim deste mês, a exposição tem como diferencial a dimensão dos painéis — até dois metros de largura por 1,77 de altura. A grande proporção contribui para mostrar o que o Country tem de melhor, além de cumprir com a proposta de valorizar a exuberante paisagem do clube e seus 80 mil metros quadrados de jardins projetados pelo renomado arquiteto francês Auguste Glaziou. Como diz a placa com a logomarca do Gama que integra a exposição: “Salve 25 de Abril de 1957 — É história. É beleza. É o Nova Friburgo Country Clube”.
Deixe o seu comentário