Dando sequência à última reunião do dia 1º de abril, em mais um encontro a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) se reuniu com a comunidade de Lumiar e região, juntamente com comerciantes, empresários, associações, artistas e órgãos públicos, como o 11º Batalhão de Polícia Militar, representado pelo tenente-coronel Marcelo Freiman, e o 6º Grupamento de Bombeiro Militar, presente pelo aspirante Aragão, a fim de debater e buscar metas para a questão do desenvolvimento local sustentável.
Vários assuntos foram apresentados, como a finalização e melhor sinalização da Estrada Serramar, a regularização dos empreendimentos comerciais, saneamento básico, fiscalização de obras irregulares, entre outros. Para listar as necessidades do local em busca de soluções e realizar as devidas cobranças, o presidente do Convention & Visitors Bureau de Nova Friburgo, Flávio Stern, disse que é preciso analisar as prioridades para se ter foco nos pleitos.
As principais demandas apresentadas foram: mapeamento turístico e cultural; finalização e sinalização da Estrada Serramar; capacidade de carga na Estrada Serramar; regularização dos imóveis e do comércio; planejamento antecipado de eventos; estacionamentos em festas; Lei do Silêncio, com elaboração de Termo de Ajuste de Conduta; melhor infraestrutura para o distrito; saneamento básico, e royalties ou impostos sobre a água.
Na reunião ficou decidido que a primeira etapa para dar seguimento às deficiências deve ser um encontro com o poder público, incluindo o prefeito Rogério Cabral, algumas secretarias da prefeitura e órgãos como Inea, Emater, associações e empresas que possam auxiliar nas questões. Para buscar as soluções foi montado um grupo de trabalho que ficará responsável por todos os trâmites necessários à continuação e cobranças das demandas.
O presidente da Acianf, Cláudio Verbicário, informou que colocará todo o prestígio da Associação Comercial para que o poder público se posicione e manifeste seu apoio na solução dos problemas apresentados e também se disponibilizou a articular com o Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ) a equacionar o problema da Estrada Serramar.
O próximo encontro em Lumiar está marcado para a primeira segunda-feira de junho, dia 3, às 9h, quando o grupo de trabalho deverá apresentar as respostas e posicionamentos dos órgãos em questão sobre os temas abordados.
Deixe o seu comentário