A equipe de 30 profissionais do Programa Estadual de Transplantes (PET) conquistou uma expressiva marca no início deste mês: conseguiu cinco doações de órgãos entre a madrugada do dia 30 de abril e a madrugada do dia 2 de maio. Ao todo, 19 órgãos e tecidos foram captados nos municípios do Rio de Janeiro e de Valença, que darão nova vida a pelo menos 11 pacientes que aguardavam a cirurgia — são dez rins, um coração, um fígado, seis córneas e uma captação de ossos.
As córneas e os ossos estão passando por análise de qualidade nos bancos de córneas do Hospital Municipal São João Batista, em Volta Redonda, e de ossos no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia.
Pacientes do Centro Estadual de Transplantes, Hospital Federal de Bonsucesso e Hospital Universitário Clementino Fraga Filho receberão nove órgãos. Um hospital conveniado ganhará um rim e coração. Os órgãos foram captados em menos de dois dias, igualando a marca do melhor mês de captação, em agosto de 2012, quando foram feitas 25 doações.
Deixe o seu comentário