Projeto Florestar & Cia. desenvolve atividade em Conselheiro Paulino

segunda-feira, 06 de maio de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Projeto Florestar & Cia. desenvolve atividade em Conselheiro Paulino
Projeto Florestar & Cia. desenvolve atividade em Conselheiro Paulino

O coordenador do Projeto Florestar & Cia., Luiz Latour, esteve com sua equipe no período entre 22 e 29 de abril passado desenvolvendo atividades de campo e desfazendo dúvidas junto a moradores em áreas de risco no distrito de Conselheiro Paulino. São áreas que fazem parte da bacia e microbacias do Rio Grande, levando em consideração as ocupações de riscos, principalmente quando se observa um fluído de águas provenientes de alguma nascente, dada a importância de se preservar qualquer manancial, por menor que seja, em áreas urbanas. 
Foram detectadas algumas residências junto a caminhos de água e nesses casos os moradores eram orientados a manter esses locais limpos e desobstruídos mesmo em épocas de pouca chuva. Porém, a grande dificuldade está justamente no que foi já ocupado sem nenhum ordenamento do solo, ao longo de vários anos seguidos. A agravante imposta por este uso indiscriminado do solo vai obrigar cada vez mais a intervenção dos poderes constituídos visando um mínimo de segurança possível para essas áreas, onerando em muito o erário público, um desafio e tanto para qualquer governo constituído.
O coordenador do Projeto Florestar & Cia. explica que terá que ser feito pelo atual e pelos próximos governos um estudo de desocupação das áreas de risco do município ou a ordenação dos níveis de ocupação, e a reconstituição de áreas verdes. Para isto torna-se necessário dotar o poder público de mecanismos de fiscalização constante para inibir possíveis avanços de ocupação irregular.
Latour lembra que o município tem um déficit estimado em 20 mil residências. “Com isso corremos o risco dos famosos puxadinhos ou verticalização de áreas já constituídas, onde as fiscalizações são mais difíceis. Portanto é importante que a população compreenda sua participação ajudando sempre que possível os órgãos de fiscalização, apresentando denúncias aos órgãos competentes. Afinal, como eu digo, o perigo mora ao lado.”     
Luiz Latour chama a atenção para as palestras relacionadas às várias dinâmicas sobre o meio ambiente que podem ser apresentadas em associações e outras organizações, bastando para isso entrar em contato através do e-mail projetoflorestarecia@yahoo.com.br. As palestras são gratuitas.
O coordenador do Projeto Florestar & Cia. agradece a parceria com a Águas de Nova Friburgo, Energisa e Ki-Angelim por participarem dessas atividades, e aos meios de comunicação, em especial ao jornal A VOZ da SERRA, além de instituições do terceiro setor que atuam em prol da preservação do meio ambiente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade