Campanha de vacinação contra gripe prossegue até a próxima semana e termina dia 10 de maio

segunda-feira, 29 de abril de 2013
por Jornal A Voz da Serra

O Ministério da Saúde prorrogou a 15ª Campanha de Vacinação contra Gripe por mais duas semanas, até o dia 10 de maio. A ampliação do prazo—que terminava na última sexta-feira, 26—visa possibilitar que um número maior de pessoas se vacine e se proteja da doença. Com o slogan “Quem se lembra da vacina se protege da gripe”, a campanha tem como meta imunizar 32 milhões de pessoas, ou seja, 80% do público-alvo, que é formado por pessoas com mais de 60 anos de idade, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, presidiários, profissionais de saúde e doentes crônicos.
Balanço divulgado pelo Ministério da Saúde aponta que até a última quinta-feira, 25, 39,2 milhões de pessoas já tinham tomado a vacina, o que representa 40% do público-alvo. Até então, a menor procura pela vacina foi a do grupo formado por mulheres no período de pós parto. Em Nova Friburgo, apesar do intenso movimento nos postos nos primeiros dias de campanha, o índice de idosos vacinados era de 36% até a última quinta-feira, segundo dados da Fundação Municipal de Saúde. Cerca de 16 mil pessoas acima dos 60 anos ainda precisavam se imunizar para cumprir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. 

Escolha dos grupos segue recomendação da OMS

A imunização protege contra os três subtipos do vírus influenza que mais circularam no inverno passado. São eles: A (H1N1)—conhecido popularmente como gripe suína—, A (H3N2) e B. O objetivo é reduzir as complicações, internações e mortes decorrentes da gripe em determinados segmentos da população. Vale destacar que a escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), e é respaldada em estudos epidemiológicos e na observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. 
Quem ainda não se vacinou pode comparecer a um dos postos de saúde de Nova Friburgo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A vacina é gratuita e segura. As únicas contraindicações são para quem tem alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo, e os portadores de doenças neurológicas em atividade. Vale ressaltar que pessoas que podem comer ovo frito, pão, bolo ou macarrão não têm essa alergia. Quem estiver com gripe, em estado febril ou com sintomas de dengue, deve aguardar se restabelecer para se imunizar.


Dicas de Prevenção

Durante esta 15ª edição da campanha, o Ministério da Saúde tem feito uma ampla divulgação das medidas de prevenção que as pessoas devem adotar para evitar a gripe, como lavar as mãos várias vezes ao dia, evitar contato com pessoas doentes e aglomerações. Confira as principais recomendações:

*Lavar as mãos com água e sabonete, especialmente após tossir ou espirrar;
*Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço descartável;
*Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade