Em Nova Friburgo, cerca de 90 estudantes do Ensino Fundamental participaram de uma atividade pedagógica diferenciada na última sexta-feira, 19. Os alunos de três turmas do 6º ano do Colégio Anchieta tiveram uma aula especial sobre a produção agrícola do município, com destaque para os alimentos orgânicos originários dos distritos de Campo do Coelho, Riograndina, Lumiar e Amparo.
A atividade foi realizada a convite da direção da escola e conduzida pela equipe técnica do Centro Estadual de Pesquisa em Horticultura da Pesagro-Rio e do Escritório Regional da Emater-Rio, ambos sediados no município. Na ocasião, o engenheiro agrônomo da Emater-Rio e assessor técnico do Programa Rio Rural, Gerson Yunes, explicou processos de formação do solo e fatores que influenciam em sua qualidade. A professora de Geografia, Anny Machado, detalhou as características do agronegócio friburguense, com destaque para a cadeia de alimentos orgânicos, produzidos pelos membros da Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro (Abio).
Para facilitar o aprendizado, foi montada uma feirinha orgânica no pátio do colégio, onde estudantes, professores e funcionários tiveram a oportunidade de degustar legumes e frutas e, ainda, conhecer um pouco mais o processo de produção e comercialização desses alimentos. De acordo com a pesquisadora da Pesagro-Rio, Maria Fernanda Fonseca, crianças e jovens são verdadeiros multiplicadores das boas práticas alimentares junto aos familiares.
Já para a professora de Geografia do 6º e 8º anos, Márcia Luiza Ferreira da Costa, a atividade foi fundamental para os alunos descobrirem, na prática, a importância dos produtos orgânicos. Na avaliação da coordenadora do Centro de Pesquisa do Colégio Anchieta, Catarina Wermelinger Py, o evento proporcionou aos estudantes vivências do dia a dia de uma comunidade rural. “A partir dos próximos dias, os alunos vão montar uma horta orgânica aqui na própria escola”, adiantou.
Deixe o seu comentário