A Praça Dermeval Barbosa Moreira promete estar lotada de voluntários e entidades que atuam em prol do bem-estar animal neste sábado, 27, das 12h às 17h. O local será palco da III Manifestação Nacional Antivivissecção e Experimentação Animal, movimento contra os inúmeros casos de exploração e tortura de animais usados em testes de laboratório. A iniciativa está ligada ao grupo Cadeia Para Quem Maltrata os Animais e em Nova Friburgo é coordenada pelos ativistas Alexandra Chevrand, Adilson Pacheco e Cristina Ribeiro.
Os organizadores convidam toda a comunidade friburguense a participar do encontro, que será promovido simultaneamente em diversos municípios brasileiros. O objetivo é alertar e conscientizar a população pacificamente acerca dos maus tratos sofridos por milhares de animais diariamente. Para isso a programação terá mostras de vídeos, distribuição de material informativo bem como atividades educativas para a garotada. A partir das 15h, haverá contação de histórias e apresentação teatral. Faixas e cartazes condenando o uso de animais em pesquisas de laboratórios, universidades e instituições de pesquisa também irão compor o protesto.
Com o lema “Indignação e Informação”, a manifestação deve cumprir com a proposta de chamar a atenção para os bilhões de animais que já foram explorados e mortos para atender aos mais variados interesses humanos. Além de denunciar a utilização de animais vivos com propósitos experimentais, a iniciativa visa divulgar os métodos de pesquisa éticos alternativos existentes, empregados e reconhecidos por inúmeras faculdades e instituições de ensino ao redor do mundo. Na Europa e Estados Unidos, muitas faculdades de medicina não mais utilizam animais, nem mesmo nas matérias práticas, como técnica cirúrgica e cirurgia, oferecendo substitutivos em todos os setores.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas na internet (contatoanimal.blogspot.com) ou pelos telefones 2523-7859 e 8109-6662.
Deixe o seu comentário