Chave de ouro

quarta-feira, 24 de abril de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Chave de ouro
Chave de ouro

Vinicius Gastin
Depois de um 1º tempo sem grandes emoções, Ziquinha saiu do banco de reservas para mudar a história do jogo no Eduardo Guinle. O experiente atacante participou dos gols de Diego Guerra, Lucas, Marcelo e ainda marcou o dele para fechar a participação do Tricolor da Serra no Estadual com vitória, 4x2 sobre o Quissamã. Sem outras competições no primeiro semestre, o Friburguense inicia o planejamento para a disputa da Copa Rio, em setembro. 

PRIMEIRO TEMPO SEM EMOÇÕES
O Friburguense entrou em campo  com dois jovens jogadores como novidades, Afonso e Lohan. Mas foi o experiente Sergio Gomes quem levou perigo, aos três minutos, em chute à direita de Ricardo. Apesar do domínio do time de Andreotti, o Quissamã ameaçou em chute de Catitu, aos 13 minutos, para fora. O goleiro Afonso trabalhou pela primeira vez um minuto depois, impedindo o gol do time visitante com bela defesa. Estes foram os únicos momentos de emoção nos 20 primeiros minutos. Um novo lance digno de registro aconteceu aos 23, quando Rômulo recebeu o lançamento de Flavinho e tentou encobrir o goleiro, forte demais. Catitu não deixou por menos e respondeu para os visitantes aos 27, ao receber na grande área em boas condições e bater para fora. Na jogada seguinte também faltou direção ao chute de Jorge Luiz. Flavinho chegou mais próximo de balançar as redes quando cobrou falta por cima da meta. Aos 34, o camisa 6 acertou a mira e lançou com precisão para Jorge Luiz, mas o camisa 10 teve dificuldades para dominar e não concluiu ao gol. Pouco depois, Marcelo tentou surpreender em cobrança de falta, mas Ricardo estava atento e defendeu. Em meio à falta de inspiração, Rômulo buscou uma jogada diferente, de letra, aos 41 minutos, mas não acertou em cheio na bola. 

ZIQUINHA MUDA A HISTÓRIA DO JOGO
A carta na manga de Andreotti para esquentar a partida atendeu pelo nome de Ziquinha. O cruzamento de Sergio Gomes teve como destino o xodó da torcida, mas o cabeceio não tomou a direção do gol. No lance seguinte, Ziquinha acertou o alvo, mas Ricardo defendeu no canto. E foi de Ziquinha o passe para Lohan sofrer o pênalti aos 11 minutos, cobrado e convertido por Diego Guerra e o cruzamento para o tento de Lucas, aos 16 minutos. Ovacionado pela torcida, Ziquinha perseguiu o gol que por pouco não saiu aos 24 minutos: Ricardo impediu ao sair aos pés do atacante. Instantes depois, a finalização passou à direita. Pausa no show do ídolo dos tricolores para um outro momento especial: a entrada do jovem Rainer, 17 anos, que a princípio não chamou tanto a atenção quanto o gol de Raphael, aos 29, descontando para o alvianil do norte fluminense. O Friburguense manteve a tranquilidade e seguiu mais presente ao campo de ataque. Aos 32, Marcelo carimbou o travessão. Quatro minutos depois, o camisa 7 acertou o canto após tabela com Ziquinha e marcou o terceiro. O Quissamã diminuiu logo na se-quência com Fabrício, mas o gol foi insuficiente para impedir a vitória do Frizão. 
Mas a festa não seria completa sem o gol de Ziquinha. E ele aconteceu depois do chute de Rainer, que virou um passe, aos 42. O experiente jogador dominou e bateu forte para estufar as redes, sem chance alguma para Ricardo. Os gritos de “Ziquinha é Seleção” encerraram mais uma campanha do Friburguense na primeira divisão estadual.


Frizão termina em 9º no geral
Tricolor da Serra marca mais pontos, mas piora colocação em relação a 2012

A vitória do Madureira contra o Vasco no sábado, 20, eliminou qualquer possibilidade de classificação do Friburguense para a Copa do Brasil. O time de Gerson Andreotti entrou em campo na tarde do último domingo com chances de chegar, no máximo, à 7ª colocação no geral. A equipe serrana fez sua parte ao vencer o Quissamã em Nova Friburgo, mas os triunfos de Boavista e Audax jogaram o Frizão para o nono lugar. O Resende, 5º colocado, está classificado para a série D do campeonato brasileiro e para a Copa do Brasil de 2014. A outra vaga no torneio nacional ficou com o Boavista, em 6º.
Em comparação a 2012 o Friburguense caiu uma posição na classificação final. No entanto, venceu uma partida a mais (cinco este ano) e somou mais pontos em relação ao ano passado: marcou 19 pontos contra 17 na última temporada. O Frizão marcou 25 gols (quinto melhor ataque, à frente do Vasco), oito a mais que no último campeonato, mas sofreu 24 e piorou o desempenho defensivo – levou 21 gols na última edição. 
Logo após a partida os jogadores foram liberados. A diretoria inicia esta semana as conversas para as renovações de contrato. A ideia é emprestar os atletas para equipes que disputarão competições ainda neste primeiro semestre, uma vez que o próximo compromisso do Friburguense será a Copa Rio, em setembro. A reapresentação do Tricolor da Serra está marcada para julho.


Ausência de ambulância quase complica o Frizão

O Friburguense entrou em campo matematicamente livre dos riscos de queda para a série B, mas poderia até mesmo ter sido rebaixado no jogo contra o Quissamã. O motivo: falta de ambulância no Estádio Eduardo Guinle. A presença deste veículo é obrigatória em eventos esportivos e sua ausência impossibilita a realização da partida. Neste caso, o clube mandante perde o jogo por W.O. e tem 6 pontos descontados na classificação geral. 
De acordo com o gerente de futebol, José Siqueira, esta foi a primeira vez nos últimos 15 anos que o município não enviou uma ambulância ao estádio. O dirigente revelou que o problema quase aconteceu em outras partidas deste ano e foi necessária uma intervenção direta do prefeito Rogério Cabral. Desta vez, entretanto, Siqueira não conseguiu contatar o prefeito e o secretário  municipal de Saúde. “Nós realizamos o jogo graças ao Dr. Evandro, que conseguiu uma ambulância particular na última hora. Nós estranhamos a situação e vamos procurar saber o que aconteceu”, comentou.


Ficha Técnica
Friburguense 4 x 2 Quissamã

Campeonato Carioca 2013
7ª rodada - Taça Rio, 2º turno
21/04/2013 - 16h
Estádio Eduardo Guinle, Nova Friburgo - RJ
Público: 300 pagantes / 390 presentes
Renda: R$ 5.080,00

Árbitro: Lenilton Rodrigues Junior
Assistentes: Tarsio Lago e Paulo Victor Carneiro

Friburguense: Afonso, Sergio Gomes, Cadão, Diego Guerra e Flavinho; Bidu, Lucas, Marcelo e Jorge Luiz (Ziquinha); Rômulo e Lohan (Rainer). Técnico: Gerson Andreotti

Quissamã: Ricardo, Kunzel, Michel, Raphael e Thiago Reis; Edilberto, Arimax, Bruno Neves, e Marquinho; Catitu e Fabrício. Técnico: Marquinhos


Resultados da 7ª rodada da Taça Rio:
Olaria 2x1 Nova Iguaçu
Madureira 1x0 Vasco
Volta Redonda 0x1 Botafogo
Friburguense 4x2 Quissamã
Duque de Caxias 0x1 Audax
Macaé 1x3 Flamengo
Boavista 3x2 Resende
Fluminense 2x0 Bangu
Semifinais: 
27/04 – Sábado – 18h30 - Botafogo x Resende, Raulino de Oliveira
28/04 – Domingo – 16h - Fluminense x Volta Redonda, Raulino de Oliveira


Classificação da Taça Rio:

Grupo A
1º - Botafogo - 24 pts
2º - Volta Redonda - 13 pts
3º - Friburguense - 10 pts
4° - Olaria - 9 pts
5º - Madureira - 8 pts
6º - Nova Iguaçu - 8 pts
7º - Vasco - 7 pts
8º - Quissamã - 2 pts

Grupo B
1º - Fluminense - 16 pts
2º - Resende - 15 pts
3º - Flamengo - 10 pts 
4° - Audax - 10 pts
5º - Duque de Caxias - 8 pts
6° - Boavista - 8 pts
7º - Macaé - 6 pts
8º - Bangu- 3 pts


Classificação Geral *
1° - Botafogo - 36 pts
2° - Flamengo - 33 pts
3° - Fluminense - 32 pts
4° - Vasco - 23 pts
5° - Resende - 23 pts
6° - Boavista - 22 pts
7° - Audax - 22 pts
8° - Madureira - 20 pts
9° - Friburguense - 19 pts
10° - Volta Redonda - 19 pts
11° - Bangu - 17 pts
12° - Macaé - 14 pts
13° - Duque de Caxias - 14 pts
14° - Nova Iguaçu - 13 pts
15° - Olaria - 12 pts
16° - Quissamã - 8 pts
*não considerando a anulação de Flamengo x Duque de Caxias


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade