TEM SIDO um sucesso o avanço do uso de veículos elétricos de duas rodas no Estado do Rio. Mais que gerar empregos, tais veículos acenam para a perspectiva de mudança da matriz do transporte urbano, adicionando um novo suporte tecnológico como são os veículos elétricos. E mais ainda com as bicicletas, que ressurgem com toda a força no mercado mundial, sendo acompanhado também pelo Brasil, embora de forma tímida. Porém já avançamos bastante e hoje algumas cidades podem se orgulhar disto.
EM TEMPOS de saturação do sistema de transporte nas metrópoles brasileiras, a cidade do Rio oferece uma opção saudável, ecológica e econômica para quem convive com um clima tropical e elevadas temperaturas - a bicicleta. São mais de 200 quilômetros de ciclovias espalhados por muitos bairros, num exemplo que vale a pena ser copiado.
SEGUNDO as autoridades cariocas, quando elas começaram a ser construídas havia 70 mil bicicletas na cidade. Anos depois, este número multiplicou por 20, chegando a quase um milhão na última década. O aumento é expressivo, mas ainda não dá para concorrer com os mais de dois milhões de carros que trafegam pelas ruas da capital do estado.
A CONVIVÊNCIA é desleal, mas pode ser pacífica quando as leis entre veículos e bicicletas são respeitadas. O problema é que as pessoas não veem as bicicletas como um veículo. E é preciso lembrar que os ciclistas devem obedecer as leis previstas no Código de Trânsito Brasileiro e, por outro lado, devem ser igualmente respeitados. Existem regras de convivência entre carros e bicicletas previstas no código. O problema é que a maioria não sabe disso, ou não respeita.
NOVA FRIBURGO possui inúmeras possibilidades de aumentar o número de ciclistas e de construir novas ciclovias. Mas também é preciso fazer muita coisa, como criar sinalização específica para bicicletas e até alterar algumas regras para veículos, com a redução da velocidade em certas vias da cidade para maior segurança dos ciclistas e pedestres.
A BICICLETA poderia substituir o carro ou o ônibus no transporte de trabalhadores, no lazer e no esporte se houvesse mais segurança no trânsito, novas ciclovias e a criação de faixas especiais nas ruas e avenidas. Se tal acontecesse, Nova Friburgo ganharia muito em controle da poluição, na diminuição dos engarrafamentos e no aumento da qualidade de vida de seus moradores.
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