Na confluência da Avenida Governador Geremias de Matos Fontes com a Rua Mac Niven, no Bairro Ypu, uma pracinha chama a atenção pelo seu estado de abandono. A quadra de esportes está em mau estado de conservação e ao seu lado seria construída uma pista de skate. Foi feito o barracão da obra, escavado o terreno e nada mais. Resultado: nem pista de skate nem o jardim de outrora, deixando a vizinhança revoltada com a situação.
O PLANEJADO - O barracão da obra está sendo usado por mendigos (já houve caso de um deles aparecer morto), consumo de drogas e outras atividades que revoltam os moradores mais próximos. As placas anunciando a obra ainda estão lá: investimento do governo federal através da Caixa e Ministério dos Esportes, valor de R$ 161.902,48; objetivo: adaptação de espaço físico para implantação de pista de skate; agentes participantes: governo federal, Caixa Econômica e Prefeitura Municipal de Nova Friburgo – Secretaria de Esportes; início da obra: 5 de março de 2012; e término: 4 de maio de 2012; processo 15967/2011; prazo da obra: 90 dias; construtora MP4 Engenharia – Rua Barão de Lucena, 7, Cônego, Nova Friburgo.
DESILUSÃO – Eunice Orlando Combat, de 57 anos, doméstica, que mora em Conselheiro Paulino e trabalha no Bairro Ypu, julga que já deveria ter sido tomada alguma providência para melhorar o aspecto da pracinha da Mac Niven. Para ela a pracinha carece de manutenção, já que fica até difícil para a garotada jogar bola na quadra, com muito mato em volta. Ela lamenta a falta de manutenção: “Ninguém faz nada. Friburgo é uma cidade linda e o pessoal não está esquentando a cabeça mais. Eu estou desiludida”.
VOTAÇÃO – Carlos Henrique Pereira (Carlinhos), 50 anos, radiotécnico, que reside no Perissê e trabalha no Bairro Ypu, lamenta o mau estado da pracinha e soube que até um mendigo apareceu morto no barracão da obra. “Isso é ridículo, tudo largado, está lá a placa com início e fim da obra, o valor e nada foi feito.” Ele diz que o serviço se limitou à cerca (tapume) e mais nada, não foi refeito o jardim, nem capina, nem nada.
Carlinhos lamenta ainda a presença constante de mendigos, que volta e meia derrubam placas do tapume e os próprios moradores e comerciantes locais é que fazem o conserto. “Se vai fazer a tal pista de skate, então faz. Se não vai, tira o tapume, refaz o jardim e ajeita a quadra. Do jeito que está, não dá. Está horrível”.
Segundo Carlinhos, a pista de skate foi solicitada pelos moradores numa reunião com o deputado federal Glauber, na quadra da escola de samba Unidos da Saudade, para decidir o destino de uma emenda participativa. A votação apontou, então, a necessidade de construção de uma pista de skate. “E até agora, nada”, arremata.
COBRANÇA – “Como toda obra do governo esta foi relegada ao esquecimento.” Essa é a opinião de João Luiz Goulart, 70 anos, aposentado, morador do Centro e trabalha no bairro Ypu. Ele julga que o governo municipal deveria cobrar a obra da pista de skate do governo federal, como consta da placa da obra. “Na verdade só botaram isso que está aí para dizer que iam fazer, mas não fizeram nada. Tem mais mato lá dentro que aqui fora.”
João também lamenta o uso indevido do barracão da obra por mendigos, que chegaram a derrubar placas do tapume. E também se mostra descrente que ainda haja interesse na referida obra. E cobra providências da Prefeitura.
Marco Túlio Ramos, 56 anos, comerciante, morador do Cordoeira e que trabalha no Bairro Ypu, cobra da Prefeitura pelo menos a manutenção da quadra. “Toda obra pública tem que ter manutenção. Não pode deixar ao Deus dará”, cita. Ele nem fala mais da obra da pista de skate porque está completamente largada. “Vieram aí, botaram a pedra fundamental e até hoje não fizeram nada. Só a pedra fundamental. Ficou ao deus-dará mesmo”, comenta, chateado. “Já foi paga, a verba destinada está ali na placa e a obra deve ser concluída. Ou a gente vai ficar pagando e jogando dinheiro fora? Isso não pode. Tem que ser feito o que foi planejado.”
BANHEIROS – Fazer a obra ou recuperar o jardim. Essa é a opinião de Odílio Pinto Teixeira, 69 anos, barbeiro da Rua Mac Niven, que se admira de ainda ver jovens jogando bola na quadra, que precisa se recuperada também. Porém, o barbeiro chama a atenção para outra manutenção necessária: dos banheiros, do outro lado do rio, praticamente embaixo do viaduto, que estão em estado deplorável. São muito úteis, inclusive para o pessoal da feira, realizada na Avenida Campesina, ali perto.
MANUTENÇÃO – Para Manoel Celso Rimes, 60 anos, radiotécnico que mora em Olaria e trabalha ao lado da pracinha da Mac Niven, há outras obras mais importantes para serem feitas do que a pista de skate, como o conserto das calçadas do bairro e por toda a cidade. “Está precisando fazer a manutenção da pracinha para a garotada usar. É melhor do que gastar R$ 161 mil para fazer pista de skate.” Manoel prefere que a pracinha seja recuperada, o que atrairia mais as famílias residentes ali.
NÃO É EMENDA PARLAMENTAR – A assessora do deputado federal Glauber Braga, Alice Velasco, disse que, ao contrário do que julga o radiotécnico Carlinhos, acima citado, a pista de skate do Bairro Ypu não é resultado de emenda parlamentar do deputado. A emenda conseguida por Glauber é para outra obra, também referente a esportes radicais, incluindo uma pista de skate, além de outros esportes, que a Prefeitura julgasse convenientes. O terreno deve ser indicado pela Prefeitura.
PREFEITURA – Conforme dados da Secretaria de Obras, a obra da pista de skate foi paralisada por ter havido a troca da empresa que a concluiria. A situação já foi sanada e muito em breve a nova empresa vai assinar o termo de compromisso para que o restante da obra seja tocado.
Quanto à quadra esportiva, segundo informa a Secretaria de Serviços Públicos, a capina e a limpeza da praça não estão sendo feitos, no momento, porque a secretaria tem um número reduzido de funcionários, o que leva a mesma a atender localidades em situação de total emergência, e cada localidade de uma vez. Desta forma, o mutirão de capina e limpeza se encontra na Ponte da Saudade e no Alto das Braunes. Assim que for possível, o mesmo passará pela localidade.
Segundo a Secretaria de Obras, já existe um processo em fase de orçamento para reforma dos banheiros da praça. Ratificando a informação, a Secretaria de Serviços Públicos destaca que os banheiros receberão obras de revitalização, para que possam atender a todos os que utilizam aquele espaço, de forma limpa e digna.
Deixe o seu comentário