O Projeto Florestar & Cia. mais uma vez marcou presença na Praça Dermeval Barbosa Moreira com o seu estande para prestigiar, no dia 22 passado, o Dia Mundial da Água. A atividade principal foi de conscientização pública, lembrando a importância desse mineral para a vida do nosso planeta.
Nessa atividade foram distribuídos panfletos com o tema “Água é vida”, enaltecendo a importância de se fazer o uso consciente e racional da água. Muitos alunos de escolas públicas prestigiaram o evento e receberam informações sobre o programa Eco-estudante, do Projeto Florestar & Cia, que consiste em visitas às escolas—públicas e particulares— para conscientização e inclusão da temática ambiental na grade curricular. Receberam também um marcador de livros/ régua, com conteúdo informativo ambiental.
O coordenador do Florestar & Cia, Luiz Latour, salientou que este contato com o público é muito importante para que se esclareça algumas dúvidas sobre o tema e sua dinâmica. “Muitos que visitam o estande acabam tirando dúvidas, e podemos citar algumas: a dinâmica da reutilização da água em residências e condomínios para uso em manutenção da limpeza em geral, os chamados caminhos da água perto de construções, residências e encostas, e também foi bem requisitada uma outra preocupação, como preservar as nascentes que tiveram o seu fluxo de água diminuídos, devido a desmatamentos para construções de casas, muitas delas com aval dos órgãos públicos.” Segundo Latour, as autoridades não levam em consideração a proximidade de nascentes por dois motivos: primeiro, por estar em áreas urbanas legalizadas para ocupação, e segundo, por algumas dessas nascentes estarem em áreas de grandes terrenos particulares.
Outro esclarecimento também muito requisitado foi quanto ao volume pluviométrico de chuvas que este ano foi baixo, e se esse volume poderá ser mantido no próximo período de chuvas, haja vista que poucas obras de infraestrutura foi realizada nas áreas atingidas na tragédia de janeiro de 2011.
Dentre todas as dinâmicas ainda persiste a que se refere ao desperdício de água potável para consumo. E Latour imagina duas hipóteses: a água que é tratada e encanada acaba se perdendo no caminho antes de chegar ao seu destino final, podendo ser residência, comércio, indústria, entre outros; e outra são as nascentes, pois não se consegue utilizar todo o seu fluxo. “Devemos lembrar que não é toda nascente que tem água própria para consumo humano. É preciso fazer um exame da sua cristalinidade.”
O coordenador do Florestar & Cia salienta a importância da conscientização para crianças e jovens em idade escolar porque eles têm a capacidade de se tornarem formadores de opiniões em seus lares e comunidades. Quanto aos adultos, torna-se necessária uma atuação mais forte dos meios de comunicação em conscientização ambiental para levar ao máximo de pessoas possível a importância que o tema exige.
“A importância do uso consciente e racional da água está constante em nossos atos desde quando nós levantamos até na hora de nos deitarmos”, salientou Latour. Ele complementa dizendo que é muito importante se multiplicarmos que a água não é tão renovável assim, se tornando portanto, um bem fi nito. “Pense bem sobre isso ao beber um copo de água”, frisa ele.
O coordenador do Projeto Florestar & Cia. agradece aos meios de comunicação que ajudam a divulgar as atividades em prol da preservação do nosso meio ambiente, como também as empresas que se engajaram na atividade do Dia Mundial da Água: as concessionárias Águas de Nova Friburgo, Energisa e EBMA, Stam, Silthur, Bramil e Pedrinco.
Deixe o seu comentário