De olho no futuro

sexta-feira, 29 de março de 2013
por Jornal A Voz da Serra
De olho no futuro
De olho no futuro

Vinicius Gastin
A partir desta quinta, 28, a bola rola para o maior torneio de futebol sub-17 do país. A Copa Rio chega à 27ª edição e Nova Friburgo será uma das oito sedes da competição. O Friburguense estará representando a cidade no grupo F, ao lado de Coritiba, Cruzeiro e Vitória da Conquista-BA, clubes que ficarão hospedados em Nova Friburgo por pelo menos três dias. O ex-jogador Edmundo, ídolo das torcidas de Vasco e Palmeiras, esteve no município na última terça-feira, 26, para lançar a Copa oficialmente, sendo recebido pela vice-prefeita Grace Arruda e pelo secretário de Esportes, Renato Satyro, que destacou a importância de estar entre as cidades-sede.
“Muitos hotéis ganham com a realização dessa competição, o comércio fica aquecido e novos contatos são feitos, inclusive pelo Siqueira, no Friburguense. Os jogadores fazem compras e alguns jogadores e ex-atletas famosos visitam a cidade”, destacou o secretário Satyro.
Duas delegações ficarão hospedadas no Sanatório Naval e uma na Pousada Fribourg. Os primeiros jogos e as oitavas de final serão no Estádio Eduardo Guinle e a segunda e terceira rodadas no Estádio Marcio Branco, no Stucky. Os recursos para receber as três delegações foram captados pela Secretaria de Esportes e toda a estrutura de estadia, arbitragem e alimentação será custeada por patrocinadores. “Nós agradecemos à Rota 116, Águas de Nova Friburgo, SAF e EBMA, que vão custear a hospedagem das delegações”, disse Renato. 
As três primeiras rodadas da fase inicial e as oitavas de final acontecem dentro da própria sede. A novidade será a disputa do título de campeão local, entre o vencedor do grupo F, com sede em Nova Friburgo, e outro clube de melhor desempenho dentro da própria chave. “Há possibilidade do Atlético-PR ou do Flamengo comparecerem”, revelou Satyro.
A empolgação é grande e o objetivo é expandir a participação de Nova Friburgo nos próximos anos. “Queremos que as semifinais e finais sejam na cidade. As partidas contam com transmissão da televisão e este ano vão acontecer em Cabo Frio”, disse. Edmundo também confirma o desejo, mas revela que ainda faltam alguns detalhes a serem acertados. “Existe vontade por parte de Nova Friburgo de receber uma semifinal, uma final da Copa Rio. Infelizmente, ainda não conseguimos atender”, frisou.
A equipe juvenil do Friburguense estreia contra o Vitória da Conquista-BA nesta quinta-feira, às 13h30, no Eduardo Guinle. Sob comando do técnico Anderson Alves, o Frizão encara Coritiba e Cruzeiro na se-quência da competição.

O ELENCO DO FRIBURGUENSE
Goleiros: Vitor e Lucas
Laterais: Alexandre, Lulu, Ricardo e Mateus
Zagueiros: Cleisson, Matheus Ribeiro, Alessandro e Glauber
Volantes: Murillo, Patrick, Maxwel e Vinicius
Meias: Leonardo, Jefferson, Carlos e Gelson
Atacantes: Caio, Douglas, Luiz Felippe, Erickson e Diogo
Técnico: Anderson Alves

Grupo A - Macaé
Macaé Esporte - RJ
Liga Macaense - RJ
Grêmio - RS
Sport - PE

Grupo B - Cabo Frio
Cabofriense - RJ
Bahia - BA
Botafogo - RJ
Taruma - AM

Grupo C - São João de Meriti
Audax - RJ
Atlético - PR
Moto Clube - MA
Flamengo - RJ

Grupo D - Itatiaia
Itatiaia - RJ
Vitória - BA
Fluminense - RJ
Poconé – MT

Grupo E - Barra Mansa
Barra Mansa - RJ
L. Barramansense - RJ
Atlético - MG
Palmeiras - SP

Grupo F - Nova Friburgo
Friburguense - RJ
Cruzeiro - MG
Coritiba - PR
Vitória da Conquista – BA

Grupo G - São João da Barra
São João da Barra – RJ
Audax - SP 
Internacional - RS
Genus - RO

Grupo H - Miracema
São José - RJ
Vasco da Gama - RJ
América - MG
São Francisco - BA

Jogos do Grupo F:
1ª Rodada: 28/mar - Qui – 13h30 - Friburguense x Vitória da Conquista, Estádio Eduardo Guinle
28/mar - Qui – 15h30 - Cruzeiro x Coritiba, Eduardo Guinle

2ª Rodada: 29/mar - Sex – 13h30 - Coritiba x Friburguense, Estádio Marcio Branco - Stucky
29/mar - Sex – 15h30 - Vitória da Conquista x Cruzeiro, Estádio Marcio Branco - Stucky

3ª Rodada: 30/mar - Sáb – 13h30 - Friburguense x Cruzeiro, Estádio Marcio Branco - Stucky
30/mar - Sáb – 15h30 - Coritiba x Vitória da Conquista, Estádio Marcio Branco - Stucky

O lado humano do “animal” 
Solícito e educado, ex-jogador fala sobre a Copa Rio sub-17

A disposição - às vezes exagerada – de Edmundo dentro dos gramados não reflete na figura do hoje ex-jogador, fora das quatro linhas. O ídolo das torcidas de Vasco e Palmeiras chegou a Nova Friburgo por volta das 13h30 da última terça-feira acompanhado por uma comitiva da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro para fazer o lançamento oficial da Copa Rio Sub-17. Edmundo foi diretamente para a Prefeitura, onde foi recebido pelo secretário de Esportes, Renato Satyro, e posteriormente pela vice-prefeita Grace Arruda no gabinete do prefeito Rogério Cabral, ausente devido a uma viagem. Após atender a todos de maneira solícita e simpática, Edmundo seguiu com autoridades para o Sanatório Naval, onde foi oferecido um almoço. Em seguida a comitiva visitou o Estádio Eduardo Guinle, palco da primeira rodada e de um dos jogos das oitavas de final.
“Para nós é um grande prazer ter Nova Friburgo como sede. A maioria das cidades não oferece o suporte necessário para receber clubes como o Cruzeiro, o Coritiba e o Vitória da Conquista. Tivemos o prazer de visitar e conferir que as hospedagens são maravilhosas, a alimentação também. Existe até uma briga entre os clubes para vir para a cidade. Nós estamos lisonjeados por poder contar com o município”, declarou.
Edmundo deixou os gramados oficialmente em 2008 e teve o jogo de despedida promovido pela diretoria do Vasco ano passado. Atualmente trabalha como comentarista de um canal de televisão e pelo segundo ano consecutivo foi convidado pela Federação Carioca para ajudar na organização da Copa Rio, competição que já participou quando atuava na categoria juvenil. “É uma oportunidade grande de mostrar o futebol para o Brasil inteiro. Não só porque os jogos decisivos passam na televisão, mas existe um intercâmbio e a possibilidade de alguém se destacar. Eu joguei essa competição e quando tive a chance de participar da organização fiquei muito contente. Às vezes o jovem atleta não consegue ser visto na própria cidade e pode aparecer exatamente numa competição como essa”, afirmou.
O lado social da competição não foi esquecido pelo ex-atleta, que aproveitou para agradecer às cidades-sedes. “No momento em que a criança está praticando esportes ela sai das ruas e fica fora do mundo das drogas. Esta parte também é fundamental e me motiva a ajudar, com muito custo e dificuldades. Mas temos prefeitos e pessoas que nos condicionam a realizar a competição”, disse.
A presença de Edmundo foca o futebol como assunto principal e desta vez não foi diferente. O “animal” bateu um longo papo com o gerente de futebol do Tricolor da Serra, José Eduardo Siqueira, também presente à recepção e ao almoço. Antes recebeu uma camisa do Friburguense e uma bíblia das mãos da vice-prefeita. Edmundo falou sobre a atual situação das divisões de base e pede que os clubes brasileiros voltem a dar preferência ao talento dos jovens jogadores. “Acho que o investimento existe. Mas temos que voltar à cultura antiga, de tirar do atleta o que o brasileiro tem de melhor: o talento. Ficamos muito mecânicos e os treinadores da base têm o sonho de chegarem ao profissional. Eles estão mais preocupados com os resultados, com o tamanho do atleta, se ele tem cidadania europeia, e deixam o talento em segundo plano. Vários jogadores possuem uma técnica apurada, mas não são aproveitados por conta da baixa estatura. Temos que voltar a agir como na década de 70, quando tínhamos jogadores como Zico e Pelé, de técnica, dribles. Isso tem que começar na base, ou vamos ter dificuldades quando enfrentarmos clubes europeus ou mesmo com a Seleção Brasileira, como já acontece”, ressaltou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade