Catedral será reaberta domingo após reforma

Obra restaura pintura original do altar
quarta-feira, 20 de março de 2013
por Eloir Perdigão
Catedral será reaberta domingo após reforma
Catedral será reaberta domingo após reforma

O padre Marcus Vinícius Brito de Macedo anunciou para este domingo, 23, a reabertura da Catedral São João Batista após a reforma. A nave principal, onde ficam os fiéis (primeira fase da obra), retornou à sua pintura original, na cor marfim claro. Já no altar foram descobertos afrescos do mestre Elviro Martignoni, italiano, que fez pinturas emblemáticas de Nova Friburgo, como o chalé do Nova Friburgo Country Clube, a casa do Barão de Nova Friburgo e a própria Catedral São João Batista. A segunda fase da obra será a recuperação desses afrescos nas paredes do altar. Está à mostra uma pequena demonstração, um quadro, num dos cantos, para que todos satisfaçam sua curiosidade.

Segundo o padre Marcus Vinícius, além da pintura clara, o bispo Dom Edney Gouvêa Mattoso determinou o retorno das imagens à nave da Catedral, em seus respectivos nichos, também reconstruídos. Na Capela do Batismo entrará a imagem da Sagrada Família—Jesus, Maria e José—, também num nicho reconstruído. “Essa imagem da Sagrada Família sempre acompanhou a Capela do Batismo. Depois de um determinado tempo ela foi retirada e agora estamos voltando com ela a seu lugar original”, acentua o padre Marcus Vinícius.

A pintura original do altar foi desvendada a partir do encontro de um álbum de fotografias, o que motivou um estudo para se saber de onde eram. A princípio se pensava que fosse da Capela do Santíssimo Sacramento e depois, com a ajuda de um arquiteto, constatou-se que se tratava do altar. Foi feita, então, a prospecção por um restaurador e a suspeita foi comprovada, que o altar realmente tinha a pintura dos afrescos do mestre Martignoni.

A primeira fase das obras da Catedral ainda prevê a entrada em operação do novo sistema de sonorização e o novo sistema de refrigeração (para após as festividades da Páscoa), que substituirá os antigos ventiladores, além da reforma das sacristias. A segunda fase será, então, a restauração do mestre Martignoni no altar, após a festa de São João e os muitos eventos ligados à Jornada Mundial da Juventude, em julho. Inclui-se aí a troca do vitral da abóbada do altar (claraboia), que terá a representação do Divino Espírito Santo.

A Catedral está em obras desde o dia 1º de fevereiro e a reinauguração (da primeira fase) está prevista para o próximo dia 24, Domingos de Ramos, com a missa às 9h, a ser presidida pelo bispo D. Edney. “Nós quisemos oferecer ao povo de Nova Friburgo uma casa sempre de portas abertas, porém com este ar de zelo e cuidado”, observou o padre Marcus Vinícius, que faz um agradecimento especial a todos os fiéis e cidadãos de Nova Friburgo que contribuíram para a reforma e restauração da Catedral São João Batista.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: religião | Catedral São João Batista
Publicidade