O lutador friburguense Wilson Féu será um dos representantes brasileiros no Pan-Americano de Jiu-Jítsu, a ser realizado a partir de hoje até o próximo domingo, 24, na Califórnia, Estados Unidos. O atleta de 34 anos está no país norte-americano desde o início do ano e encara uma pesada rotina de treinos para a competição. Féu irá lutar na categoria Faixa Preta até 82 kg médio, nas categorias adulto e master.
“Treino todos os dias. Ao todo são seis horas de treinamento, divididas em atividades físicas, técnicas, musculação, jiu-jítsu e taekwondo”, revelou em entrevista via internet ao A VOZ DA SERRA.
Féu realizou a preparação em Little Rock, Arkansas, na Black Belt Academy. O lutador teve a oportunidade de trabalhar com o Grand Master G.k. Lee, da Associação de Taekwondo da América (ATA). O coreano é um dos precursores do taekwondo não olímpico, um outro estilo da arte, e treinou, dentre outros, o ator Chuck Norris. O atleta de Nova Friburgo, patrocinado pela Stam e Caminhos Dourados, revelou ainda o desejo de migrar para o MMA futuramente. “Tenho um bom boxe treinado pelo Marcus Nunes, da Academia Submerso. Agora, procuro me especializar em outras modalidades para lutar MMA, em breve.”
WILSON FÉU É CONVIDADO PARA TREINAR EXÉRCITO NO EXTERIOR
Acostumado a viajar para participar de grandes competições, Wilson Féu recebeu um convite especial durante a última temporada fora do Brasil. O lutador e sua companheira no esporte, Roberta Dutra, foram convidados para treinar o exército dos Emirados Árabes. De acordo com Féu, ainda resta a confirmação do país asiático para acertar os últimos detalhes.
TÍTULOS MAIS IMPORTANTES DA CARREIRA:
2009 – Campeão Asiático 2009/2010 (Japão)
2009 – Campeão Sul-Americano (RJ - Brasil)
2009 – Campeão da Copa Mercosul em Buenos Aires (Argentina)
2010 – Vice-campeão da II Copa Mercosul de jiu-jítsu em Buenos Aires (Argentina)
2011 – Campeão do Sudeste Brasileiro, em São Paulo
O PAN-AMERICANO DE JIU-JÍTSU
A 1ª edição do evento foi realizada em 1995, em Los Angeles, nos Estados Unidos, e é considerada o primeiro passo para a internacionalização das competições de jiu-jítsu. Na ocasião, cerca de 250 atletas participaram do evento.
Desde então, o campeonato é realizado anualmente nos Estados Unidos pela International Brazilian Jiu-Jitsu Federation, entidade coligada à Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu. Nos anos que se seguiram, o Pan foi disputado em Los Angeles (1996), Honolulu (1997 e 1998), Miami (1999), Orlando (2000, 2001 e 2002), Santa Barbara (2003) e Carson (2004, 2005, 2006, 2007).
O objetivo inicial da empreitada—a internacionalização do jiu-jítsu—foi atingido em um curto espaço de tempo. Durante esses anos o número de atletas participantes cresceu vertiginosamente, atingindo a marca de 1.700 atletas em 2007. O evento se firmou como um dos maiores campeonatos de jiu-jítsu dos EUA e um dos mais importantes do mundo.
Categorias - Masculino e Feminino nas idades:
Juvenil 16 e 17 anos (16 e 17 anos lutam juntos)
Adulto
Máster - 30 a 35 anos
Sênior 1 - 36 a 40 anos
Sênior 2 - 41 a 45 anos
Sênior 3 - 46 a 50 anos
NOVIDADE: COMPETIÇÃO TERÁ EXAME ANTIDOPING
O Pan-Americano de Jiu-Jítsu de 2013 será histórico para a modalidade. Pela primeira vez, um campeonato organizado pela Confederação Brasileira terá exame antidoping para os atletas. Com a medida, o órgão espera extinguir qualquer possibilidade de fraude ou favorecimento durante a competição.
“A Agência Antidoping dos EUA (Usada) faz testes nas Olimpíadas, Paraolimpíadas e eventos Pan-Americanos, e segue o código da Wada (Agência Internacional Antidoping). A parceria permite que cada competidor seja testado e representa um forte compromisso da CBJJ com uma competição transparente e sem drogas”, anunciou a CBJJ, através da página no Facebook.
Deixe o seu comentário