O que você faz com a verdade que você conhece?

quinta-feira, 14 de março de 2013
por Jornal A Voz da Serra

As altas temperaturas e a grande incidência de chuvas fazem com que os meses de verão registrem um grande número de casos de dengue. Em Nova Friburgo, segundo dados da Fundação Municipal de Saúde, foram notificados 20 casos de dengue neste início de ano, dos quais dois contraídos na cidade, em pessoas que residem no Loteamento Floresta. Os registros servem de alerta para a importância do combate aos criadouros do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da doença, pois pesquisas já comprovaram que o principal foco de proliferação do inseto está dentro de casa.
Outro dado pouco conhecido e que exige atenção redobrada da comunidade é que o ovo do mosquito resiste por até mais de um ano fora d’água. Por conta disso, a campanha nacional de combate à dengue de 2013 do Ministério da Saúde visa mobilizar a população a praticar medidas simples de prevenção contra o mosquito. A iniciativa é voltada à mudança de comportamento e alerta sobre a gravidade da doença, cujos casos têm um aumento considerável durante o verão.
Entre as principais recomendações para evitar a proliferação do mosquito estão a limpeza das calhas e de tambores que armazenam água, a manutenção dos tonéis e barris d’água bem fechados, assim como as caixas d’água, que devem ter uma tela no ladrão. Também é importante não deixar a água da chuva acumulada sobre a laje de casa e encher de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta. Caso estejam sem areia, os pratinhos devem ser lavados uma vez por semana com escova, água e sabão. O mesmo deve ser feito com os utensílios usados para guardar água, como jarras.
Outro cuidado que precisa ser observado é o de lavar as vasilhas de água dos animais domésticos com bucha e sabão em água corrente pelo menos uma vez por semana. A água da bandeja externa da geladeira também deve ser retirada com frequência e lavada com água e sabão. O lixo merece atenção especial e deve ser depositado em sacos plásticos e mantido bem fechado, além de fora do alcance de animais. Outra dica fundamental é jogar no lixo todo objeto que possa acumular água como embalagens usadas, potes, latas, copos e garrafas vazias.
Estas são apenas algumas dicas de combate ao mosquito, mas vale destacar que  é indispensável o envolvimento e a participação de todos os cidadãos com os cuidados necessários em suas casas e nos ambientes públicos, como escolas e postos de saúde.

Hidratação é fundamental


Os principais sintomas da dengue são febre alta, dor no corpo, dor nos olhos, dor nas articulações, vermelhidão no corpo, vômito e dor no abdômen. Com apenas dois desses sinais, já é possível presumir que se trata de dengue, o que pode ser confirmado por meio de exames de sangue. O principal tratamento é a hidratação, via oral e por soro na veia, medida fundamental para reduzir o risco de agravamento da doença e conter possíveis óbitos. O uso de medicamentos deve ser por indicação médica e não é recomendável usar qualquer remédio à base de ácido acetilsalicílico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade